Pescadores de Nova Almeida pedem com urgência a construção de um píer e a dragagem do Rio Reis Magos. Nesta terça-feira (05), o vereador eleito Antônio Carlos CeA (Republicanos) esteve na região para ouvir a população e recebeu o pedido dos pescadores, que enfrentam dificuldades para sair com seus barcos devido ao assoreamento do rio. Em resposta a reportagem, a Prefeitura da Serra informou que já realizou uma intevenção paliativa que resultou na retirada de 14 mil metros cúbicos de areia.
Pescadores reclamam do acúmulo de areia em Nova Almeida
Segundo os pescadores, o acúmulo de bancos de areia tem dificultado a navegação. Eles apontam que apenas a dragagem, realizada anteriormente, não resolve o problema de forma definitiva. A solução mais eficaz, segundo eles, seria a construção de um píer, como o que existe na foz do Rio Jacaraípe.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O vereador destacou que cumprirá seu papel de fiscalizar e cobrar ações do executivo municipal, pedindo uma solução que atenda essa classe trabalhadora. “Os pescadores têm uma profissão das mais antigas do mundo e merecem todo nosso respeito e atenção“, declarou Antônio Carlos.
Vídeo Instagram:
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Sendo assim, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra para questionar se as autoridades competentes estavam a par dessas queixas dos pescadores de Nova Almeida e se já havia algum projeto em andamento para solucionar esses problemas.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Em nota, a Prefeitura da Serra respondeu que:
“A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Obras (SEOB), informa que, apesar do rio Reis Magos ficar entre dois municípios (Serra e Fundão), realizou uma dragagem paliativa da foz do rio por meio de um convênio com o Governo do Estado. Neste processo de desobstrução do banco de areia, foram retirados 14 mil metros cúbicos de areia, seguindo a orientação do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA). Por ser um rio localizado entre duas cidades, a Prefeitura da Serra não pode realizar maiores intervenções do que o âmbito municipal permite. Quanto ao píer, a obra será realizada pelo Governo do Estado.“
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.