A mais recente pesquisa eleitoral do instituto Brand, encomendada pelo Correio do Estado e publicada nesta sexta-feira (04), consolidou Eleazar Lopes (Podemos) como o favorito para a prefeitura de Fundão. De acordo com o levantamento, o candidato lidera a corrida com 47% das intenções de voto na pesquisa estimulada.
Eleazar Lopes favorito à Prefeitura de Fundão
A pesquisa contratada pelo Correio do Estado contou com o levantamento do instituto Brand. Vale lembrar, que esse mesmo instituto foi o responsável por cravar o resultado nas eleições municipais de 2016.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Dessa vez, a pesquisa colocou Eleazar Lopes com larga vantagem para seus adversários. O candidato figura com 47% das intenções de voto. Em segundo lugar, Anderson Pedroni (PSD) aparece com 32,8%, seguido por Aélcio Peixoto (PL), que registra 7,3%. A pesquisa ainda mostra que 10% dos eleitores estão indecisos ou preferiram não responder, enquanto 3% afirmaram que pretendem votar em branco, nulo ou não comparecerão às urnas.
Na pesquisa espontânea, Eleazar Lopes também lidera com 38,8% das intenções de voto, seguido por Anderson Pedroni, com 26,3% e Aélcio Peixoto com 4,4%. Nesse cenário, os indecisos somam 28,8%, enquanto 1,5% declararam voto branco ou nulo.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Anderson Pedroni acumula maior rejeição segundo a pesquisa
Quando o assunto é rejeição, Anderson Pedroni aparece com o maior índice, com 26%, seguido de perto por Aélcio Peixoto, que tem 25%. Eleazar Lopes registra 18% de rejeição. A pesquisa também revelou que 30,5% dos eleitores não rejeitam nenhum candidato, enquanto 4,3% rejeitam todos. Outros 6% não souberam ou preferiram não responder.
Vale lembrar que, por conta do número de habitantes, o município de Fundão não conta com 2° turno das eleições. Portanto, o candidato vencedor não precisa obrigatoriamente somar mais de 50% dos votos no primeiro turno, bastando apenas obter mais votos que seus adversários no pleito.
Pesquisa ouviu 400 entrevistados
O levantamento do Instituto Brand, realizado entre os dias 2 e 4 de outubro de 2024, ouviu 400 pessoas de diferentes localidades de Fundão, incluindo a sede e áreas rurais. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número ES-00210/2024.
O Serra Noticiário continua acompanhando de perto as eleições municipais de Fundão e trará novas informações assim que possível