Uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas indica que o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), lidera a corrida pelo governo do Espírito Santo nas eleições de 2026. O atual prefeito da capital deixa para trás nomes como o atual vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB) e o ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT)
Lorenzo Pazolini desponta como favorito ao governo do ES em 2026
No cenário estimulado, Pazolini tem 27,2% das intenções de voto. O vice-governador Ricardo Ferraço aparece em segundo lugar, com 18,1%, seguido pelo ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, que registra 15,7%.
Leia Mais ∎
O levantamento ocorreu entre os dias 6 e 9 de fevereiro de 2025. Ao todo, 1.510 eleitores de 48 municípios capixabas responderam à pesquisa. A pesquisa tem margem de erro de 2,6 pontos percentuais e um grau de confiança de 95%.
No cenário espontâneo, em que os entrevistados mencionam um nome sem a apresentação de uma lista, 72,4% não souberam ou não opinaram. O ex-governador Renato Casagrande (PSB), que não pode disputar por estar no segundo mandato consecutivo, lidera esse cenário com 12,9%. Lorenzo Pazolini aparece com 3,9%, seguido por Ricardo Ferraço, com 1,6%.
Pazolini tem baixa rejeição no ES segundo pesquisa
Os índices de rejeição também estiveram em análise. O deputado federal Helder Salomão (PT) tem a maior rejeição, com 22,7% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. O atual prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), aparece com 16,8% de rejeição, enquanto Sérgio Vidigal registra 16,3%. Lorenzo Pazolini tem 12% de rejeição, enquanto Ricardo Ferraço aparece com 12,5%.
Assim, aos 42 anos, Pazolini está em seu segundo mandato como prefeito de Vitória. Em 2024, conseguiu a reeleição ainda em primeiro turno, com 56,22% dos votos. Antes de assumir a Prefeitura de Vitória, Lorenzo já havia exercido mandato de deputado estadual pelo Espírito Santo.
Por fim, a pesquisa reflete um momento inicial da disputa pelo governo do Espírito Santo. Com as eleições ainda distantes, o cenário pode mudar à medida que novos candidatos se apresentem e as campanhas ganhem força.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
