Neste sábado (13), o Serra Noticiário teve acesso aos dados de uma pesquisa realizada no município de Serra pela Direta Propaganda e Eventos. A pesquisa foi devidamente registrada, no dia 31 do mês passado, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-06707/2024.
Conforme consta no registro no TSE, a pesquisa abrangeu 35 bairros distribuídos em diferentes regiões do município e entrevistou mais de 700 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Pesquisa eleitoral mostra novo cenário sem Vidigal
Pesquisa espontânea
De acordo com os números da pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados, Audifax Barcelos (PP) figura em empate técnico com Pablo Muribeca (Republicanos). O ex-prefeito alcançou 38,65%, enquanto o deputado estadual obteve 37,93%.
Em uma distante terceira posição, observa-se outro empate técnico entre Weverson Meireles (PDT), apoiado pelo atual prefeito Sergio Vidigal (PDT), com 6,75%, e o vereador Igor Elson (PL), que registrou 6,18%. Na última colocação está o pré-candidato do PT, Prof. Roberto Carlos, com 3,3%. Aqueles que não sabem ou não responderam representam 7,18% dos entrevistados.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Pesquisa estimulada
Na pesquisa estimulada, em que o entrevistado tem acesso à lista de pré-candidatos, o cenário continua com empates técnicos. Desconsiderando a margem de erro, Pablo Muribeca passa à frente com 38,65%, enquanto Audifax Barcelos aparece próximo, com 38,07%.
Novamente em empate técnico, Werveson Meireles registra 6,61% dos votos, e Igor Elson, do PL, tem 6,03%. O pré-candidato do PT está na última colocação, com 2,87%. Por fim, 3,16% dos entrevistados responderam ‘”nenhum”. Não sabe ou não respondeu somam 4,60%.
Análise do cenário baseado na Pesquisa eleitoral
Com a desistência do atual prefeito Sergio Vidigal da disputa e apesar do esforço inicial para transferir seu capital político para Weverson Meireles, quem ganhou força foi o ex-prefeito Audifax Barcelos, junto com o deputado estadual Pablo Muribeca.
Ficou claro que, na ausência de Vidigal, o cenário político eleitoral na Serra mudou completamente, tornando-se extremamente polarizado entre Audifax e Muribeca. Entretanto, apesar do empate técnico, segundo a pesquisa, Muribeca possui vantagem em relação a Audifax quando se analisa a rejeição dos pré-candidatos. Divulgaremos mais dados nas próximas publicações.
Pablo Muribeca é o candidato com a menor rejeição entre os eleitores na Serra