Na última terça-feira (07), o conceituado Portal Don Oleari publicou os números de uma pesquisa realizada no início de agosto pelo Instituto Direta Pesquisa e Propaganda em diversos bairros da Serra, mostrando a intenção de voto dos eleitores em relação aos candidatos a prefeito do município.
Comparando com outra pesquisa realizada em março deste ano pelo mesmo instituto de pesquisa, os resultados mostram uma consolidação de Pablo Muribeca (Republicanos) na liderança da disputa, enquanto Audifax Barcelos (PP) perdeu apoio e Weverson Meireles (PDT) cresceu. (dados da pesquisa de março)
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os eleitores são questionados sem a apresentação de candidatos, 23,92% escolheram o nome de Pablo Muribeca, enquanto 15,69% optaram por Audifax Barcelos. Em terceiro lugar aparece Weverson Meireles com 8,82%, seguido por Igor Elson (PL) com 0,59% e Prof. Roberto Carlos (PT) com 0,39%. O número de eleitores que não souberam ou não responderam foi alto, 50,59%.
Pesquisa estimulada
Na pesquisa estimulada, quando os eleitores são questionados com a apresentação de candidatos, a ordem continua a mesma, mas os números mudam. Muribeca aparece com 41,76%, seguido por Audifax com 25,88%, Weverson com 20,98%, Igor Elson com 3,14% e Prof. Roberto Carlos com 2,35%. Aqueles que responderam “nenhum” somaram 0,78%, e os que não souberam ou não responderam foram 5,10%.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Rejeição dos candidatos
Quando foi questionado aos eleitores em quais candidatos eles não votariam de jeito nenhum, Muribeca também lidera com 23,14%, seguido por Audifax com 19,02%, Weverson com 13,92%, Igor Elson com 9,61% e Roberto Carlos com 7,64%. Aqueles que não souberam ou não responderam somaram 26,67%.
Dados técnicos da pesquisa
A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Direta foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número ES-02328/2024. Realizada entre os dias 1 e 3 de agosto, a pesquisa ouviu 500 eleitores em 36 bairros de diferentes regiões.
A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Segundo o pesquisador, o processo de coleta de dados foi auditável, com gravações que garantiram a transparência.
É importante destacar que as pesquisas eleitorais apenas colhem uma pequena amostra para medir a situação dos candidatos entre uma fatia do eleitorado.
Nas próximas publicações, divulgaremos outros dados da pesquisa, como os cenários de segundo turno e a avaliação da gestão do atual prefeito Sérgio Vidigal (PDT).