Na tarde da última sexta-feira (08), uma equipe K9 do 6º Batalhão da Polícia Militar (PMES) apreendeu uma grande quantidade de drogas e deteve dois indivíduos durante uma ação no bairro Jardim Carapina, no município da Serra. Durante a ocorrência, os militares foram atacados por traficantes que estavam escondidos em uma região pantanosa do bairro.
De acordo com os militares que participaram da ocorrência, a equipe foi até a região do mangue para averiguar uma denúncia recebida via Disque Denúncia. O local é conhecido pela intensa atividade do tráfico de drogas e pela presença de indivíduos armados.
Leia Mais ∎
Troca de tiros
Segundo os militares, ao se aproximarem do ponto indicado, foi avistado seis indivíduos em atitude suspeita no interior da vegetação densa e alagada. No momento da tentativa de abordagem, eles abriram fogo contra a equipe, que, sem alternativa, revidou à injusta agressão, dando início a uma intensa troca de tiros. O confronto só cessou quando o grupo parou de atirar e iniciou a fuga para o interior da área de mata.
Após os disparos, os militares avançaram e encontraram dois suspeitos deitados no chão, rendendo-se — um maior e um menor de idade. O adolescente foi atingido na perna esquerda. Durante a abordagem, a dupla afirmou que estava embalando drogas no local e indicou que outros comparsas, que conseguiram fugir pelo mangue, carregavam mochilas e sacolas com mais entorpecentes.
Território Hostil
Ainda conforme os policiais militares, o confronto ocorreu em meio à mata fechada, com difícil visibilidade, o que impossibilitou identificar individualmente todos os autores dos disparos. Eles relataram que alguns dos traficantes estavam armados, inclusive com armas longas. As condições do terreno, com lama, áreas alagadas e vegetação densa, dificultaram a perseguição e favoreceram a fuga de quatro suspeitos.
Na sequência, com apoio do cão de farejador Apollo, especialista na localização de armas e drogas, a equipe realizou varreduras que resultaram na localização de uma grande quantidade de drogas distribuídos em diferentes pontos, inclusive em um acampamento improvisado usado para o preparo e embalagem das drogas.
No total, foram apreendidos um tablete de maconha, 70 buchas de maconha, 11 buchas de skank, 62 unidades de haxixe, duas porções de maconha, 175 pinos de cocaína, 116 pedras de crack e dois aparelhos celulares.

Pedido de reforços
Devido ao risco de emboscada e à difícil locomoção no local, a retirada imediata de todo o material não foi possível. A segurança da equipe e a condução dos detidos foram priorizadas.
Diante da situação, os militares solicitaram reforço, e foram acionadas viaturas da Força Tática, da 12ª Companhia Independente, do Batalhão de Missões Especiais (BME) e a aeronave do Núcleo de Operações Aéreas da PM, garantindo a cobertura da área.
Com a situação controlada, o menor atingido na perna foi socorrido ao Hospital Dr. Jayme Santos Neves, onde recebeu atendimento médico e, depois foi conduzido à delegacia acompanhado dos responsáveis. O outro suspeito apresentava apenas um arranhão superficial nas costas e também foi encaminhado à delegacia.
Combate ao tráfico na região
Os militares ressaltaram que, no dia anterior, policiais civis também foram recebidos a tiros no mesmo local, o que motivou uma grande ação. Em agosto deste ano, a mesma equipe K9 já havia apreendido cerca de 7,5 quilos de cocaína na região, também com o apoio do cão Apollo.
Todo o material apreendido e um dos detidos foram encaminhados à Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (DEACLE). A Polícia Civil seguirá com as investigações para localizar os demais suspeitos.
Sabe de algo?
A Polícia ainda destaca que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181. Assim como também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas
