Nessa sexta-feira (28), durante uma entrevista coletiva, o delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda, anunciou a prisão de um suspeito envolvido no assassinato do instrumentador cirúrgico Luciano Martins. O suspeito de 23 anos, foi preso na última quarta-feira (26) no bairro Porto Canoa, na Serra, enquanto um segundo suspeito segue foragido.
Investigação e prisão
A Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada de Furto e Roubo de Veículos (DFRV), prendeu Leonardo Julio Lopes, de 23 anos, apontado como principal suspeito do latrocínio de Luciano Martins. Durante buscas na residência do suspeito, foram encontrados objetos pertencentes à vítima. As buscas continuam para localizar Ruan Christyan Cardoso dos Santos, de 19 anos, que também é suspeito de envolvimento no crime.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Histórico e Modus Operandi
Leonardo Julio Lopes e Ruan Christyan Cardoso dos Santos são acusados de cometer outros crimes semelhantes, utilizando o mesmo modo de operação. A morte de Luciano Martins, de 46 anos, cujo corpo foi encontrado em um lixão no bairro Civit I, na Serra, no domingo (23), é um dos casos que segue esse padrão. O delegado-geral revelou que ambos os suspeitos já haviam sido presos por roubo em maio deste ano, em um crime com características semelhantes ao do instrumentador cirúrgico.
Segundo José Darcy Arruda, o juiz de custódia na época não converteu a prisão em flagrante em preventiva, o que resultou na soltura dos suspeitos. “Se esse rapaz tivesse ficado preso, não teríamos esse sangue“, afirmou o delegado-geral.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Outras vítimas e procedimentos
Além do caso de Luciano, outra possível vítima procurou a Polícia Civil. Segundo o delegado-geral, o modus operandi da dupla envolve marcar encontros por aplicativos de relacionamento com homens, amarrar, vendar e roubar as vítimas.
A Polícia Civil ainda busca entender a motivação específica do assassinato de Luciano, já que outras vítimas foram liberadas após o roubo. A investigação está em fase inicial, e os resultados das perícias realizadas no local do crime, no corpo da vítima e em um carro carbonizado, que pode pertencer a Luciano, são aguardados.
O titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos, delegado Luiz Gustavo Ximenes, revelou diversos detalhes sobre o caso durante a coletiva. Entre eles, mencionou que vários itens foram levados da residência da vítima, incluindo até uma caixa de ovos.
Vídeo Youtube SN:
Matérias relacionadas ao caso:
- Homem é encontrado morto com as mãos amarradas em lixão na Serra
- Vítima encontrada em lixão tinha encontro marcado por aplicativo de namoro
- Carro encontrado queimado pode ser do homem encontrado morto em lixão na Serra
- Polícia prende suspeito de envolvimento na morte de Luciano Martins, encontrado em lixão na Serra
Capivara
Leonardo Julio Lopes, além dos crimes de roubo e latrocínio, já foi preso por estupro de vulnerável em 2022. A Polícia Civil continua com as investigações e as buscas pelo suspeito foragido.
O delegado-geral José Darcy Arruda enfatizou que a colaboração da população é crucial para localizar Ruan Christyan Cardoso dos Santos e avançar na resolução do caso. As autoridades pedem que qualquer informação sobre o paradeiro do suspeito seja repassada imediatamente à polícia.
Sabe de alguma coisa?
A Polícia Civil sempre destaca que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia (181), que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas