Nesta quinta-feira (07), a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, em parceria com a Polícia Civil (PCES), descobriu um esquema de furto de energia em uma distribuidora de bebidas no bairro Pontal de Camburi, em Vitória.
Durante a operação, foi identificada uma ligação clandestina que conectava uma instalação diretamente à rede elétrica, sem medição, configurando o crime de furto de energia. O proprietário foi autuado em flagrante e conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O furto de energia, além de ser ilegal, é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que determina pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa para quem subtrai, para si ou para outro, bem alheio móvel. Para o andamento do processo, a Polícia Civil solicitará à EDP um relatório detalhado com os valores estimados do consumo irregular.
Além do processo criminal, o proprietário terá que arcar com os custos da energia utilizada irregularmente, conforme estipula a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que prevê a cobrança retroativa e uma taxa administrativa.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Fraudes na rede elétrica representam riscos à segurança, podendo provocar sobrecargas e comprometer o fornecimento de energia para residências e comércios na região, resultando em prejuízos como quedas na qualidade do serviço e danos a equipamentos.
A EDP incentiva a denúncia anônima de irregularidades, que pode ser feita pelo site da empresa através deste link: (EDP Online) ou pelo telefone 0800 721 0707.