Na última segunda-feira (28), um caso de abandono animal chocou moradores do bairro Porto Canoa, na Serra. Um cachorro foi abandonado em via pública por um casal, e o ato foi registrado por uma câmera de segurança. As imagens, divulgadas pelo delegado Leandro Piquet, da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), foram amplamente compartilhadas nas redes sociais, inclusive pelo instagram do Serra Noticiário e geraram forte repercussão.
Vídeo mostra momento em que cachorro é deixado na rua
Nas imagens, é possível ver um homem e uma mulher caminhando com o cachorro, que estava na cesta de uma bicicleta conduzida pela mulher. O casal chega a um ponto da rua, deixa o animal no chão e se afasta. O cão, aparentemente confuso e assustado, tenta segui-los, mas é ignorado. Em seguida, o casal sai de cena, deixando o animal sozinho.
Leia Mais ∎
O delegado destacou que o abandono de animais domésticos é um ato de extrema crueldade.
“O animal criado em ambiente doméstico não sabe procurar comida na rua, não sabe se defender de outros animais e nem dos seres humanos. Não sabe diferenciar o que é rua, o que é calçada”
Delegado Leandro Piquet
Polícia Civil pede ajuda para identificar o casal
De acordo com o delegado, o cachorro foi resgatado e encaminhado para acolhimento. Ainda assim, a Polícia Civil já abriu investigação para identificar o casal flagrado nas imagens.
Ainda assim, a DEPMA reforça que o abandono é um crime ambiental previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), punível com detenção de três meses a um ano e multa.
O delegado Leandro Piquet fez um apelo à população:
“Você que viu esse vídeo, compartilhe. Esse fato aconteceu em Porto Canoa, no município da Serra. Nós precisamos da sua ajuda para identificar essas duas pessoas que cometeram esse ato.”
Delegado Leandro Piquet
Denúncias podem ser feitas de forma anônima
Quem tiver informações que possam ajudar na identificação do casal pode colaborar com a investigação de duas formas:
- Disque Denúncia 181 (anônimo)
- Contato direto com a DEPMA pelo telefone (27) 3198-7909
O anonimato é garantido para quem fornecer dados relevantes.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
