Nesta quarta-feira (22), uma ação de grande magnitude realizada por equipes do 6º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES), foi realizada no bairro Santa Rita de Cássia, na região de Serra Dourada, na cidade de Serra. A ação teve início por volta das 12 horas, após os militares receberem uma denúncia anônima indicando atividades suspeitas ligadas ao tráfico de drogas na área conhecida como “Pantanal”.
De acordo com a fita, supostamente em número de quatro a seis, estavam armados e escoltando um carregamento de entorpecentes na região pantanosa atrás da rua Papoula. Além disso, estavam vendendo drogas para qualquer interessado que chegasse ao local.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Planejamento estratégico em Serra Dourada
Sendo assim, diante da fita quente, os militares de duas viaturas, planejaram conjuntamente uma incursão pela região de mata no entorno para surpreender os traficantes e detê-los em flagrante.
A patrulha a pé, composta pelos militares sargento Fernando, soldados Cleyton, Jansen e G. Castro, deslocou-se até o bairro vizinho, atravessando centenas de metros de mata densa e alagada.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Confronto e abordagem
A princípio, chegando ao campo de futebol próximo à rua Papoula, o sargento Fernando dividiu a patrulha em duplas para abordagens por extremos opostos da rua. Pela parte baixa, seguiram o sargento Fernando e o Soldado Jansen, que se depararam com dois indivíduos, um carregando sacolas volumosas e o outro armado.
Sem serem inicialmente percebidos, avançaram até os traficantes entrarem numa região aberta de vegetação rasteira. Neste momento, os policiais saíram da cobertura da vegetação e deram voz de abordagem.
Um dos sujeitos logo rendeu-se e deitou-se ao solo com as sacolas. Entretanto, o outro criminoso ignorou a ordem e iniciou uma fuga, efetuando disparos contra os militares. Em resposta, os militares efetuaram disparos.
Mais confronto e detenções
Enquanto isso, pela parte de cima da rua, os soldados Cleyton e G. Castro se depararam com o indivíduo em fuga e outros dois armados. Eles também tentaram uma abordagem, mas foram recebidos a tiros. Em resposta, os soldados efetuaram disparos. Um dos traficantes, na tentativa de fugir, confrontou sargento Fernando, que efetuou um disparo, ferindo e permitindo sua detenção por soldado Jansen.
Apreensões e baleado socorrido
A arma apreendida com o traficante ferido era uma pistola calibre 9 mm, com a numeração suprimida. Além disso, foram apreendidos 10 tabletes de maconha (9 quilos), 295 pedras de crack, 141 papelotes de cocaína, 113 buchas de maconha, 14 pedaços de maconha prensada (1,615 quilos), 7 bolas de haxixe, R$ 88 em espécie, 10 munições calibre 9 mm não deflagradas e 3 celulares. O traficante ferido, foi socorrido ao Hospital Jayme dos Santos Neves, enquanto o primeiro detido foi apresentado na delegacia sem lesões.
A ocorrência foi apresentada na Delegacia Regional da Serra, com os detidos e os materiais apreendidos. Até o momento, não houve registro de outras vítimas relacionadas ao incidente até o fechamento desta reportagem.
Vídeo: Motorista alcoolizado provoca frenética perseguição pelas vias da Serra