Na noite da última terça-feira (16), uma operação da Polícia Militar resultou na detenção de dois homens, acusados de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, no bairro Novo Horizonte, na cidade da Serra.
A operação foi deflagrada a partir de uma denúncia anônima feita através do número (181), que alertou sobre a atividade suspeita na praça do bairro, mesmo local onde um falso “catador de latinhas” atirou contra dois homens, qual um morreu e outro foi socorrido.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Segundo a Polícia Militar, a equipe se deslocou ao local denunciado e flagrou um dos suspeitos jogando um carregador de arma de fogo embaixo de um trailer próximo, enquanto o outro suspeito tentou a sorte e fugiu em direção a um campo de futebol.
Os militares prontamente reagiram, durante a perseguição, o suspeito em fuga sacou uma arma, levando um dos agentes a disparar contra ele. Sem ferimentos, o suspeito arremessou uma “sub dos crias” (arma de fabricação caseira) por cima do alambrado do campo de futebol, antes de se entregar.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Durante a abordagem, os agentes apreenderam 78 pinos de cocaína, 11 buchas de maconha, uma pedra de crack, dinheiro em espécie, além da submetralhadora de fabricação caseira e um carregador para a mesma, contendo 8 munições intactas.
Em meio à o baculejo, um dos detidos informou que em sua residência, situada na Rua Azulão no mesmo bairro, havia mais material ilícito. Na residência, os agentes encontraram outro carregador de metralhadora e sacolas contendo centenas de pinos vazios, similares aos apreendidos, que seriam usados para embalar mais cocaína.
Local da prisão dos traficantes deveria ser espaço das famílias
A praça onde ocorreu a ação, apesar de ser um ponto conhecido de tráfico, é frequentada por famílias e crianças que buscam diversão e entretenimento em espaços públicos, incluindo vários trailers que oferecem alimentos. Tais atividades criminosas colocam em risco os moradores que não compactuam com as ações do crime organizado.
Brechas na legislação
Segundo a equipe que atendeu a ocorrência, um dos suspeitos já havia sido preso várias vezes, inclusive por tráfico de drogas no mesmo local, contudo, foi constantemente beneficiado pelas brechas da legislação penal vigente.
Os dois suspeitos foram detidos e conduzidos à 3ª Delegacia Regional de Serra, juntamente com todo o material apreendido durante a operação.
A Polícia Militar informou que, apesar do disparo efetuado durante a operação, não houve registro de pessoas feridas nas unidades de saúde da região.