Na noite da última terça-feira (15), uma equipe da Polícia Militar (PMES) apreendeu entorpecentes e deteve dois indivíduos durante uma ação contra o tráfico de drogas no bairro Jardim Carapina, no município da Serra. A ocorrência foi marcada por forte resistência dos suspeitos e de populares que tentaram impedir a ação dos militares.
De acordo com a equipe da Polícia Militar que atendeu a ocorrência, os militares foram acionados pelo Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES) para verificar uma denúncia de tráfico nas proximidades de um bar na avenida Jerônimo Monteiro.
Leia Mais ∎
Vacilando na pista
Ao chegarem ao local, os policiais militares avistaram um indivíduo com as mesmas características informadas na denúncia. Ele demonstrou nervosismo ao notar a presença da equipe e acabou sendo abordado.
O abordado foi identificado como um adolescente de 17 anos. No momento da abordagem, ele tentou se desfazer de uma sacola cinza contendo 75 pinos de cocaína, 27 pedras de crack, cinco buchas de maconha, três unidades de haxixe e uma porção de skunk. Além disso, ele arremessou o celular dentro de uma residência, mas o aparelho não foi localizado.
Resistência à prisão e início de tumulto
Ainda conforme os militares, ao ser informado de que seria conduzido à delegacia, o adolescente tentou fugir a pé em direção à avenida Presidente Dutra, mas acabou sendo alcançado e detido. Durante a ação, ele resistiu e passou a gritar, chamando a atenção de moradores da região.
Cerca de 40 pessoas se reuniram no local e tentaram impedir que os militares levassem o adolescente. A multidão cercou a equipe e chegou a usar força física contra os policiais. Para conter a confusão, os militares utilizaram gás de pimenta com o objetivo de conter o avanço da multidão.
Durante o tumulto, um dos indivíduos, que se apresentou como irmão do adolescente, tentou arrancá-lo das mãos dos militares, agrediu a equipe com socos e chutes e, em seguida, fugiu no meio da multidão. Outro indivíduo, de 18 anos, também tentou impedir a condução e chegou a agredir os militares com pedaços de entulho e socos. Ele foi identificado e detido.
Situação controlada
Com apoio da Força Tática, as equipes conseguiram dispersar os populares e concluir a detenção dos dois suspeitos. Os materiais apreendidos foram encaminhados, junto com a dupla, para a Delegacia Regional da Serra.
Ainda na delegacia, o adolescente voltou a hostilizar os policiais militares na presença de policiais civis, proferindo ofensas contra a equipe. Ele chegou a afirmar que os militares estariam separando as drogas apreendidas para uso próprio.
