Na última segunda-feira (14), por volta das 16 horas, equipes da Polícia Militar do estado do Espírito Santo, realizaram uma operação no Morro do Macaco, região de Tabuazeiro, na capital Vitória. A ação, que envolveu diversas equipes da Força Tática, culminou em um confronto com cerca de trinta indivíduos armados, resultando em cinco mortos e na apreensão de armas e drogas.
Detalhes do confronto
De acordo com informações do comandante geral da Polícia Militar, Douglas Caus. A operação teve início logo após informações da Inteligência da Polícia Militar (P2) sobre a presença de aproximadamente 30 indivíduos fortemente armados, que teriam recebido uma grande quantidade de entorpecentes na região conhecida como Biquinha. As equipes se dividiram em duas patrulhas, uma pela parte baixa da mata e outra pela parte alta, e seguiram para o local.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Ao chegarem a uma área de mata, foram surpreendidos por fogos de artifício, um sinal de alerta do tráfico local. Em seguida, cerca de trinta indivíduos armados abriram fogo contra os militares, que responderam às injustas agressões. Teve início um intenso tiroteio; durante o confronto, um dos criminosos que acabou morto, teria arremessado na direção dos militares uma granada que não chegou a explodir.
Durante o confronto, as equipes encontraram cinco indivíduos baleados, junto a armas de fogo e outros materiais. As equipes da PM tentaram resgatar os indivíduos em meio ao tiroteio; os militares levaram os sujeitos ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência em Vitória, contudo eles não resistiram aos ferimentos e morreram antes de receber atendimento médico.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O comandante geral da Polícia Militar, Douglas Caus, informou que as trocas de tiros duraram mais de uma hora. O que chamou a sua atenção é que não é comum os criminosos atirarem contra os militares e manterem a posição; geralmente, os criminosos atiram e fogem. Mas, nesta operação, eles defenderam o local. As investigações iniciais apontavam que, provavelmente, eles estariam protegendo uma grande carga de drogas, mas novas informações indicam que os criminosos estariam protegendo um líder criminoso de Minas Gerais.
Apreensões
Ainda de acordo com informações do comandante Douglas Caus. Foram apreendidas diversas armas, incluindo cinco pistolas e carabinas, munições, rádios comunicadores, celulares, pinos de cocaína e maconha, além de uma peça de roupa camuflada. Um dos indivíduos baleados, um homem de 36 anos conhecido como “Mixirica,” é supostamente um dos líderes do tráfico na região.
Operações contra o tráfico continuam
O comandante da Polícia Militar, Douglas Caus, destacou que, para manter a estabilidade na região. A Polícia Militar vai empenhar, durante a manhã, tarde e noite desta terça-feira (15), cerca de 300 policiais militares. Incluindo o Batalhão de Missões Especiais (BME), o Regimento de Polícia Montada (RPMont), a Força Tática do 1º Batalhão, os alunos do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS) e os militares que trabalham administrativamente.
O Serra Noticiário continuará acompanhando este caso, fornecendo atualizações e detalhes adicionais conforme as informações se tornam disponíveis.