No último sábado (31), policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) agiram com rapidez e salvaram um recém-nascido de sete dias que se engasgou com leite materno durante a amamentação. O caso ocorreu no Posto 02, em Manguinhos, no município da Serra.
Os pais do bebê, chamado Yuri, chegaram ao posto quase à meia-noite, buscando desesperadamente ajuda para o filho, que já apresentava coloração roxa e estava quase inconsciente devido ao engasgo. De imediato, o cabo Delleon, que já havia realizado esse tipo de atendimento anteriormente, assumiu a situação.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Manobra de Heimlich
O cabo Delleon utilizou a Manobra de Heimlich, uma técnica de desengasgo amplamente conhecida, para salvar o bebê. Ele colocou a criança de bruços sobre os braços, inclinou o corpo e aplicou suaves batidas nas costas do recém-nascido. Aos poucos, Yuri recuperou sua cor natural e voltou a respirar normalmente.
Enquanto o cabo Delleon realizava o procedimento, a soldado Dhaiana acalmava os pais do bebê, e outro membro da equipe acionava o socorro médico.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Logo após os momentos de tensão, a equipe conseguiu abordar uma ambulância que passava pelo local e entregou Yuri aos socorristas, que o levaram, junto com os pais, para uma avaliação mais detalhada no posto médico.
Posto do Batalhão de Polícia de Trânsito de Manguinhos
Esse não foi o primeiro caso em que os policiais do Posto 02 salvaram crianças engasgadas. O local já é conhecido por ter prestado esse tipo de socorro em outras três ocasiões, nos anos de 2020, 2021 e 2023.
A reportagem do Serra Noticiário cobriu o resgate ocorrido em julho de 2023, quando, em circunstâncias semelhantes, um bebê se engasgou durante a amamentação e foi salvo pelo sargento Mendes, do BPTran, e sua equipe.
Reencontro
Na última quarta-feira (04), os policiais militares visitaram a casa do pequeno Yuri e encontraram a família bem e tranquila. O comandante do BPTran elogiou a atuação rápida e precisa da equipe, que conseguiu devolver a tranquilidade à família após o momento de desespero.