O Complexo Viário de Carapina foi recentemente concluído e com a inauguração da aguardada obra, a pergunta que não quer calar é os arcos do desenho inicial, onde foram parar?
Com a finalização da obra, espera-se que alivie o trânsito e reduza engarrafamentos na principal via que liga a Serra a Vitória, a capital do estado.
O projeto do viaduto de Carapina sofreu algumas alterações durante a sua implementação. Contrariando o plano inicialmente divulgado pela Secretaria de Estado da Mobilidade Urbana (SEMOBI), a estrutura final do viaduto não inclui arcos.
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Alteração no design
A Secretaria de Estado da Mobilidade Urbana (SEMOBI), esclareceu que a alteração decorre de uma decisão baseada em critérios técnicos. A construção do viaduto respeita as restrições de altura impostas pela proximidade com o Aeroporto de Vitória.
A nova estrutura também foi projetada sem um pilar central na rodovia. A secretaria afirma que a intenção por trás deste design é proporcionar uma maior visibilidade aos motoristas que circulam na região.
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Qualidade de vida
A construção do Viaduto de Carapina, que levou cerca de um ano para ser finalizada, possui duas pistas em cada sentido, ciclovia e uma área destinada à travessia de pedestres. A estrutura conta com 40 metros de comprimento e sete metros de altura.
O viaduto, que contou com um investimento de R$ 76,5 milhões e faz a ligação entre as rodovias Norte-Sul e das Paneleiras, promete melhorar o fluxo de trânsito na área em até 50%.
O governador Renato Casagrande expressou seu otimismo quanto ao impacto positivo que o viaduto terá na mobilidade urbana na Grande Vitória.
“Essa obra vai melhorar a fluidez do trânsito em 50%. Não é só um viaduto, tem ciclovia, tem passeio, tem campo de futebol, tem praça, tem praça para pet, academia, playground, pista de skate, de BMX. É uma entrega que não foi pensada só para quem está de carro, mas para quem também está de bicicleta, a pé”, ressaltou.