Na tarde da última quarta-feira (25), um motorista se chocou com um poste localizado fora da calçada, na rua Rômulo Castelo, em Castelândia. O condutor alega que tentou desviar de outro veículo, mas o poste acabou obstruindo a passagem e causando o impacto. Não houve feridos no acidente.
Motorista se choca com poste em posição irregular em Castelândia
A reportagem teve acesso a fotos do veículo após se chocar com o poste em Castelândia, região de Jacaraípe. O condutor do carro modelo Yaris, 2024, alega que vinha normalmente pela rua, quando um outro veículo na direção contrária o obrigou a fazer o desvio. “Vinha um carro no sentido contrário pra não colidir com ele puxei pra direita aí tinha um porte de energia dentro da rua”, disse o motorista.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Além do fato da rua ser estreita, o motorista não contava com o poste tomando mais espaço da rua e acabou se chocando com a parte dianteira direita do carro. De acordo com o motorista, o prejuízo com os reparos do veículo podem chegar a 30 mil reais. O condutor afirma que não teve ferimentos, apenas dores musculares após o impacto.
Sendo assim, o motorista se mostrou inconformado com a posição desse poste na rua Rômulo Castelo. Isso porque, se não fosse o poste tomando espaço da rua, o veículo teria passado com facilidade pelo local. Dessa forma, levantou questionamentos do motivo desse poste estar localizado dessa forma na rua em Castelândia, e a quem caberia a responsabilidade de realocá-lo da forma correta.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Reportagem entrou em contato com a assessoria da EDP
Sendo assim, a reportagem entrou em contato com a distribuidora de energia da Serra, a EDP, para relatar o ocorrido, questionar se esse poste está cumprindo as normas e critérios adequados de localização, caso contrário, por que o poste se encontrava nessas condições e quais medidas para solucionar o caso.
Em nota, a EDP respondeu que:
“A EDP informa que em caso de alargamento de vias por parte da administração pública, o órgão deve solicitar com antecedência a realocação do poste à Distribuidora, que define os custos da obra, de acordo com os tipos do equipamento e mão-de-obra, conforme os critérios estipulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão que regulamenta o setor.
A EDP esclarece, ainda, que segue as normas brasileiras quanto aos critérios de elaboração de projetos e implantação de redes de distribuição de energia elétrica, alinhados com as plantas urbanas das administrações públicas.
No referido caso, a Distribuidora entrará em contato com a administração municipal para as devidas tratativas.“
Reportagem também entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Por fim, como órgão fiscalizador, a Prefeitura da Serra também recebeu o contato de nossa reportagem. Em nota, questionamos se a fiscalização já havia identificado esse poste mal localizado, se existe a possibilidade de notificar a empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica para uma possível visita e avaliação de realocação desse poste.
Em nota, a Prefeitura da Serra respondeu que:
“A prefeitura da Serra, por meio do Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas, irá enviar um agente técnico ao local para identificar a qual empresa pertence o poste e irá notificá-la para que faça a remoção.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.