O Espírito Santo possui aproximadamente 400 km de litoral e praia de Manguinhos está entre as praias mais frequentadas da Grande Vitória
Parece notícia antiga, mas não é. Há décadas ouvimos falar sobre despejo de esgoto no mar de Manguinhos, à esquerda do restaurante Maresias, enquanto as autoridades brincam de jogar as responsabilidades entre si. O problema mesmo, não é resolvido.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Recentemente foi divulgado na TV, que a causa da poluição por esgoto na praia de Manguinhos, seria por negligência de alguns moradores dos bairros Feu Rosa, Vila Nova de Colares e Ourimar, por não terem conectaram o esgoto de suas residências a rede de coleta da CESAN, e possuem construções irregulares próximo ao leito do rio Laripe, que deságua em Manguinhos.
Ora, a CESAN/Ambiental Serra e a prefeitura da Serra não dispõem de meios de obrigar os moradores a conectar à rede de esgoto da CESAN?
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Mas para cobrar taxa de rede esgoto, considerada altíssima pelos consumidores, a PPP se mostra super eficiente, mas para impedir que uma das melhores praias da Serra seja inviabilizada não parece ter força ou lhe falta interesse. Comprar meia dúzia de influencers e espalhar outdoor pela cidade, tem sido o foco principal da Ambiental Serra.
É curioso como a maior economia do estado (Serra/ES), conforme dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), não consegue empenhar esforços para, minimamente, salvar e salvaguardar 3,5 km de faixa de uma das mais belas praias capixabas.
A praia de Manguinhos, localizada na Serra, é acolhedora, rústica e muito apreciada pelos banhistas por sua condição preservada. É possível ver diversos organismos marinhos, desde tartarugas até estrelas-do-mar que, por ventura, fiquem presas em seu costão rochoso. Essa diversidade atrai a atenção de crianças curiosas que exploram essas belezas com olhares atentos.
Com onda extrema de calor provocado pelo efeito La Ninã, banhistas aproveitam a praia sem se darem conta dos riscos para a saúde.
Com esse calor, é uma tentação dar um bom mergulho na água do mar, mas se a água estiver contaminada, os riscos vão desde doenças graves, no caso de ingestão acidental da água, como cólera e febre tifóide, até problemas de pele como micose e irritações.
Distraídos pelas belezas naturais e pelo frescor de suas águas, turistas e banhistas locais nem percebem a poluição por esgoto In Natura que assola Manguinhos.
A poluição por esgoto compromete, além da saúde dos banhistas, a beleza e a biodiversidade de uma das praias mais belas do nosso Estado.
Não há razão para comemorar, mas o que parece é que a Ambiental Serra renomeou uma das melhores praias da Grande Vitória. Além da Praia da Curva da Jurema, Ilha do Boi, Ilha do Frade em Vitória, Praia de Itapuã, Praia da Costa em Vila Velha, agora na Serra, foi inaugurada a Praia da Bosta.
A coluna de opinião fez contato assessoria de comunicação da CESAN/Ambiental Serra para comentar sobre o assunto, mas nenhuma resposta até o momento da publicação.
Sugestão: Andrea Maciel