Na última terça-feira (24), o jornal Serra trouxe o caso da rua Itamaraju, em Jardim Carapina, onde moradores estavam há mais de quatro meses sem iluminação pública.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A reportagem entrou em contato com a prefeitura da Serra e a empresa EDP Escelsa. No entanto, rolou o clássico empurra-empurra, onde um jogava a culpa para o outro, enquanto moradores esperavam meses pela solução.
O sistema BTzero
A princípio, o pilar principal do problema parece ser o sistema BTzero. Trata-se do sistema que age contra o furto de energia elétrica. Quando o morador faz o furto (gato) na rede de distribuição da concessionária, o circuito é desligado automaticamente, desligando a iluminação da rua.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Porém, se um morador desonesto decide fazer um “gato”, o sistema desliga toda a iluminação, até para os que estão em dia com seus pagamentos, fazendo com que todos paguem pelo erro de um morador.
Prefeitura e EDP, de quem é a responsabilidade?
O problema fica ainda maior quando a empresa EDP alega que a iluminação pública é de responsabilidade da prefeitura, em contrapartida, a prefeitura alega que problemas envolvendo o sistema BTzero apenas podem ser resolvidos pela própria EDP, devido sua complexidade.
Na publicação realizada no Instagram, o Secretário de Serviços da Prefeitura da Serra, Enivaldo Dias, comentou que:
A prefeitura recebe o chamado para manutenção da iluminação no local, no qual é enviado uma equipe para efetuar o atendimento, após constatado pela equipe da prefeitura que se trata de BTzero, a prefeitura abre o chamado no portal exclusivo para BTzero, para que a EDP venha ao local reativar o circuito. Logo, os atrasos na resolução da questão são por parte da concessionária EDP.
Enivaldo Dias
Secretário de Serviços
A reportagem apresentou a versão da prefeitura para a empresa EDP, que reafirmou seu posicionamento dizendo que a iluminação pública é de responsabilidade da prefeitura municipal. Quando necessário apoio da EDP na questão, é a prefeitura quem aciona a concessionária.
A distribuidora informou ainda que não há registro de solicitação da prefeitura para o endereço informado. De qualquer forma, a EDP enviará uma equipe ao local e, se a ocorrência for na rede elétrica da concessionária, as medidas cabíveis serão adotadas.
Problema recorrente em diversos bairros da Serra
Embora o caso da falta de luz na rua Itamaraju em Jardim Carapina já tenha sido resolvido na última terça-feira (24), a reportagem recebeu reclamações de outros moradores sobre o mesmo problema. Um de nossos leitores comentou que isso é um problema comum em várias ruas de outros bairros como Feu Rosa e Vila Nova de Colares.
A reportagem continua acompanhando o caso de perto e trará mais informações assim que possível.