No dia 30 de setembro de 2023, o Serra Noticiário trouxe a matéria intitulada de: “Jovem liderança de Planalto Serrano denuncia no MP materiais de construção abandonados pela Prefeitura da Serra“. Na ocasião, a reportagem trouxe a denúncia de uma das lideranças do bairro, o morador Vilmar Junior. Em vídeo, ele relatou que diversos meio fios que deveriam servir para revitalizar a área, estavam abandonados no bairro.
Vilmar Junior Planalto Serrano denuncia materiais abandonados ao Ministério Publico
Embora, a matéria seja do mês de setembro, Vilmar Junior já alegou na ocasião que os materiais estavam abandonados na rua Xingu, no bloco C de Planalto Serrano desde maio de 2023. Ou seja, na altura daquela publicação, já havia 6 meses em que esses materiais estavam parados.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Conforme noticiado na época, Vilmar Junior entrou com uma denúncia no Ministério Público do ES, para relatar o problema. Assim, na última quinta-feira (18), a empresa responsável pela obra esteve no local para recolher os materiais.
Em conversa com a nossa reportagem, Vilma Junior compartilhou o arquivo com o despacho do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (GAMPES: 2023.0027.8272-41), que no dia 15 de março, ordenou uma vistoria da Secretaria de Obras da Serra no local para avaliar a denúncia do morador.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Tramita nesta Promotoria de Justiça Notícia de Fato instaurada para apurar denúncia de omissão em face da Prefeitura de Serra/ES, devido à inércia de retirada de blocos de meio fio em calçada da residência nº 612, Av. Guarani, bairro Planalto Serrano – Bloco C, a serem empregados na revitalização da Avenida.
Solicito, no prazo de 60 (sessenta) dias, que realize vistoria no local, elaborando relatório técnico, com fotografias coloridas, e informe o seguinte: a) Se existe material ali depositado sem o devido uso; b) Se há alguma obra sendo realizada no local; c) Se houver ali material, se tem causado prejuízo aos moradores, e quais; d) outras informações que entender pertinentes. Alerte-se que o descumprimento reiterado de requisições do Ministério Público poderá representar crime de desobediência (art. 330 do CPB).
Ronaldo Gonçalves de Assis
7º Promotor de Justiça Cível
Cadê a obra?
No entanto, a liderança alegou que, mesmo após todo esse tempo de espera, nenhuma obra de revitalização no local iniciou. Dessa forma, os materiais apenas saíram do bairro, sem previsões e explicações de uma possível revitalização das calçadas nessa região.
Sendo assim, em vídeo, Vilmar Junior fez um apelo ao prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), e à Secretaria de Obras sobre quando essas obras de revitalização das calçadas seriam entregues.
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Sendo assim, a reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra em busca de esclarecimentos sobre o caso. Em nota, questionamos por que esses materiais ficaram tanto tempo parados no bairro Planalto Serrano. Em seguida, questionamos também se havia algum projeto de obra com esses materiais nesse local.
No entanto, até o momento desta publicação, não obtivemos respostas. O Serra Noticiário permanece no aguardo de uma resposta da prefeitura e retorna com mais informações assim que possível.