Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Prefeitura inaugura creche no bairro Colina da Serra

De acordo com o prefeito Sérgio Vidigal, a unidade de ensino já começa a funcionar na próxima segunda-feira (11)

Como é maravilhoso concretizar um sonho. E a sensação boa de realização foi vivenciada pelos moradores do bairro Colina da Serra na noite dessa sexta-feira, 08, com a inauguração do tão aguardado Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Marilda Rodrigues Carvalho.

A atividade pedagógica já será iniciada na segunda-feira, 11, na estrutura que oferece oito salas de aula, sala de artes, pátio coberto, parquinho, área de higienização, sala dos professores e salas de apoio, secretaria e banheiros. O CMEI, que foi um pedido dos moradores através do Orçamento Participativo, tem um espaço total de 2.483,37 metros quadrados, com área construída de 1.052,03 metros quadrados, em um investimento total de R$ 4.143.154,75.

Na solenidade de inauguração, acompanhada por centenas de serranos, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, frisou que a educação sempre deve ser a prioridade de qualquer gestor público.

“Meu compromisso com todos vocês é colocar a educação da Serra no patamar que ela deve ficar. É a minha prioridade 1, seguida da Saúde como prioridade 2. Cuidar das unidades já existentes e abrir novas em locais estratégicos é fazer uma gestão inteligente da cidade, dando atenção às necessidades dos moradores e qualificando as crianças, jovens e adultos para ajudar no crescimento da nossa cidade. Ninguém chega a lugar algum sem uma boa educação e isso passa por escolas com uma infraestrutura adequada e bons profissionais”, disse Vidigal.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra - Clique aqui!

Sobre o desafio da conclusão do espaço, o secretário de Obras, Halpher Luiggi, explicou que um muro de contenção precisou ser feito.

“Recebemos a escola em construção com um grande perigo para os moradores dos arredores do terreno e para segurança das crianças por conta da escavação feita nos limites da edificação. Por isso, além de concluir a obra já planejada, tivemos que fazer todo um trabalho no entorno e ainda deixar bonito, porque um CMEI tão caprichado não poderia ter um muro duro e frio. Pintamos de verde e até parece que ele está ornando com o colorido do parquinho”, brincou.

Já a secretária de Educação, Fabiana Negreli, destacou que, além da beleza do prédio, o processo pedagógico é fundamental e é feito por profissionais e famílias dedicadas.

“Ainda que um CMEI seja uma alternativa para famílias deixarem seus filhos para que as mães e pais possam trabalhar, a criança ser impactada por um processo de aprendizagem logo cedo colabora decisivamente para os anos posteriores. É o famoso ‘aprender a aprender’, claro que respeitando o estímulo necessário que cada idade responde. E ter uma família sensível a essa necessidade faz toda a diferença. A comunidade de Colina da Serra sempre se mostrou muito ativa na implantação do CMEI e tenho certeza que continuará assim no processo de aprendizagem das crianças”, destacou Negreli.

O CMEI Professora Marilda Rodrigues Carvalho oferecerá Educação Infantil a 230 crianças de 11 meses a 5 anos. O período de matrícula teve início na semana passada e ainda há vagas, exceto para o Grupo 1, que vai de 11 meses a 1 ano e 11 meses.

Marilda Rodrigues Carvalho

Quem foi aluno da professora Marilda não esquece. Ou melhor, da Tia Marilda. Profissional dedicada à Educação, ela exerceu a profissão de professora das séries iniciais do Ensino Fundamental e, depois, de pedagoga durante 24 anos na EMEF Professora Alba Lília Castelo Miguel, em Vista da Serra l.

Marilda era daquelas profissionais apaixonadas pela profissão, que conhecia em profundidade seus estudantes. Há relatos de famílias que preferiram trocar seus filhos de uma unidade escolar mais próxima de casa só para ser um estudante de Tia Marilda. Como pessoa de fé, religiosa e dedicada, ela ultrapassou os portões da escola para ter uma vida em comunidade muito ativa na região de Serra Sede.

O destino quis que Marilda fosse embora cedo, com apenas 44 anos de idade, vitimada por uma doença autoimune. No fim da vida, por ser uma pessoa discreta, poucas pessoas sabiam pelo que Marilda estava passando. Já bem debilitada, dias antes de sua partida, ela poderia estar se lamuriando de sua condição, mas não. Marilda reuniu os membros da igreja da qual fazia parte e sua família para fazer um culto de agradecimento por tudo de incrível que teve na sua vida.

Caçula de oito irmãos, Marilda Rodrigues Carvalho deixou três filhas, Marilene, Dâmaris e Quézia. Elas estiveram na inauguração do CMEI que homenageia sua mãe. Marilene e Quézia de forma presencial e Dâmaris por meio de vídeo chamada, já que mora em Sergipe. As irmãs da professora, Odiceia e Marideia, também estiveram presentes. Todas emocionadas com o reconhecimento.

“Marilda era nosso orgulho, uma pessoa incomum tamanha a generosidade. Eu me emocionei várias vezes durante a solenidade e, quando entrei no CMEI e vi a foto dela na parede, as lágrimas correram. Deus quis que ela partisse para o encontro Dele cedo – pelo menos na nossa visão –, mas Ele sabe de todas as coisas. O legado dela está perpetuado por esse CMEI lindo todas as vezes que alguém perguntar “Quem foi Marilda?”, relatou Marideia.

+NEWS

#DROP NEWS

O governo capixaba declarou estado de emergência devido a uma crise de dengue, marcada por um aumento significativo nos casos e duas mortes confirmadas...

#BRONCA NEWS

Os vereadores passaram a gravar vídeos mostrando os matagais nos bairros e cobrando a limpeza desses locais

#DROP NEWS

A empresa CESAN emite alerta por conta das chuvas intensas que atingem a região e podem prejudicar o tratamento da água nas estações

#BRONCA NEWS

O lixo está acumulando insetos, mosquitos e até urubus, comprometendo a saúde e higiene do local que recebe crianças diariamente

#DROP NEWS

O benefício do Vale Gás Capixaba, destinado às famílias contempladas, consiste em um valor que será pago a cada dois meses

#OPORTUNIDADES

Quarenta estudantes concluíram cursos de Eletricista Instalador Predial e Operador de Computador numa parceria entre o instituto federal e a prefeitura

#SPORT NEWS

O Serra FC continua sem marcar pontos no campeonato e agora começa a se preocupar com o rebaixamento no Campeonato Capixaba

#SPORT NEWS

O Serra recebe o Rio Branco-ES marcando a reedição da final da Copa ES de 2023, agora com o técnico Rodrigo Cézar do lado...

Não copie, compartilhe o link