Moradores de Nova Carapina I e Mestre Álvaro, na Serra, reclamam do risco causado por um muro particular inclinado na Travessa Mesquita, na entrada dos dois bairros. Segundo relatos colhidos pelo repórter Wal Junior, a estrutura é considerada frágil e estaria há anos sem solução definitiva, gerando preocupação entre pedestres, ciclistas e motoristas que passam diariamente pelo trecho.
A situação não é recente. Moradores relatam que o problema se arrasta há anos sem solução definitiva. Imagens disponíveis no Google Street View, datadas de junho de 2024, já mostram o muro com inclinação acentuada na Travessa Mesquita, reforçando que a estrutura apresenta sinais de risco há pelo menos dois anos.
De acordo com os moradores, o muro apresenta possibilidade de queda sobre a calçada e a via pública, o que poderia provocar acidentes e prejuízos. Uma liderança da região, Celio Gás, relatou durante entrevista ao SN, que a situação preocupa pela circulação intensa no local.
Leia Mais ∎
Ele afirma que o muro está “pendendo para cair” e cobra uma ação técnica para garantir segurança, sem transformar o caso em disputa sobre responsabilidade. “O que nós queremos é a resposta do que a prefeitura vai fazer, mandar uma equipe técnica no local que possa garantir a segurança da população”, disse.
O morador Luciano também apontou que o risco é visível e que a altura da estrutura aumenta a gravidade em caso de queda. Segundo ele, a situação afeta quem passa de carro, bicicleta, moto ou a pé. “Se um muro desse cai, acaba impactando e causando uma tragédia”, afirmou.
Procurada pelo Serra Noticiário, a Prefeitura da Serra informou, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Serra (SEDUR), que o muro já foi alvo de vistorias técnicas, que resultaram na notificação do proprietário para regularização. Ainda segundo a gestão municipal, devido ao descumprimento dos prazos, foi instaurado um processo administrativo, que está sob análise da Comissão de Demolição.
A Prefeitura ainda informou ao SN que a situação será avaliada em reunião marcada para o dia 27 de fevereiro e que, caso as providências legais não tenham sido adotadas pelo responsável até a data, o município poderá proceder com a demolição da estrutura, com os custos lançados em dívida ativa no IPTU do imóvel.
Vídeo YouTube SN:
O Serra Noticiário segue acompanhando o caso e continuará cobrando os desdobramentos da análise da Comissão de Demolição, bem como as providências que serão adotadas para garantir a segurança de quem circula pela Travessa Mesquita.
