O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES), deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), emitiu uma nota de repúdio condenando a ação de uma equipe da Guarda Municipal de Serra contra o deputado estadual Pablo Muribeca (Patriotas). O incidente ocorreu na noite de 18 de outubro, mesmo sendo fiscal da saúde, foi novamente barrado durante uma fiscalização parlamentar na UPA de Castelândia.
Conforme noticiado anteriormente pelo Serra Noticiário, além de testemunhas, o deputado Pablo Muribeca alega ter sido agredido e desrespeitado por agentes da Guarda Municipal da Serra. Segundo a nota, o deputado estava exercendo sua competência constitucional de fiscalização, especificamente relacionada ao protocolo de Manchester, um sistema de triagem de pacientes com classificação de riscos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Na nota, o presidente Marcelo Santos destaca que qualquer dúvida sobre a atuação do parlamentar deveria ser resolvida por meio de diálogo e não através de “truculência e de violência“. Ele reforça que a “representatividade da sociedade capixaba, que é inerente ao mandato de um Deputado Estadual, deve ser sempre respeitada“.
A nota de repúdio emitida pelo presidente da ALES adiciona mais um elemento ao já complexo cenário envolvendo a Guarda da Serra e o deputado Pablo Muribeca. A presidência da ALES afirma que não ficará inerte perante qualquer ato de violência ou tentativa de obstaculização do exercício das competências constitucionais de qualquer deputado estadual.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Comandante Lais Araújo da Guarda da Serra quebra o silêncio
Em meio a essa treta, a comandante da Guarda da Serra, Lais Araújo indicada pelo prefeito Sergio Vidigal (PDT), publicou um vídeo no qual afirma que “a Guarda da Serra tem sido alvo de ataques infundados”. Ela, no entanto, não especifica a origem nem a natureza desses ataques, conforme noticiado pelo Serra Noticiário.
Vídeo: Comandante Lais Araujo diz que “Guarda da Serra tem sido alvo de ataques”
O que diz Lais Araújo sobre a nota do presidente de ALES?
A reportagem procurou diretamente a comandante da Guarda da Serra comentar a nota do presidente da ALES, Marcelo Santos. A Prefeitura da Serra e o Servidores das Guardas Civis Municipais e dos Agentes Municipais de Trânsito do Estado do Espírito Santo (SIGMATES), também foram procurados para comentar a nota. Mas diante da nota, até o momento da publicação, ninguém se manifestou.
Nota na íntegra:
“NOTA DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO
O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), Deputado Estadual Marcelo Santos, repudia o comportamento agressivo utilizado pela Guarda Municipal de Serra (18.10) para tentar impedir, indevidamente, o exercício da competência constitucional fiscalizatória pelo Deputado Estadual Pablo Muribeca, vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da ALES, que foi obstaculizado de verificar se o protocolo de Manchester (triagem de pacientes com classificação de riscos) estava sendo devidamente observado.
Qualquer dúvida sobre a atuação ou a forma do exercício da competência constitucional do parlamentar deveria ser solucionada com diálogo entre a Administração responsável pela Unidade de Saúde e o Deputado, mas, jamais, por meio de truculência e de violência implementadas por um agente da Guarda Municipal – a representatividade da sociedade capixaba, que é inerente ao mandato de um Deputado Estadual, deve ser sempre respeitada.
Registro que essa Presidência não ficará inerte perante qualquer ato de violência ou de tentativa de obstaculização do exercício das competências constitucionais de qualquer Deputado Estadual.
Deputado MARCELO SANTOS
Presidente da Assembleia Legislativa“