Nesta segunda-feira (23), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP), divulgou a prisão de um homem, de 43 anos, suspeito de cometer o latrocínio de Waltemir José Salzman, de 62 anos, um catador de materiais recicláveis, no bairro Morada de Laranjeiras, na cidade da Serra. O crime ocorreu no dia 11 de julho, quando a vítima foi assassinada durante um assalto em sua residência.
Detalhes do crime
De acordo com o titular da Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP), delegado Gianno Trindade, Waltemir foi estrangulado com o próprio cinto enquanto estava em sua cama. O corpo foi encontrado por sua ex-esposa, que ao chegar em casa por volta das 18h, percebeu que a televisão estava faltando. Ela rapidamente foi até a residência ao lado, onde Waltemir morava, e encontrou-o sem vida em cima da cama.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
As investigações revelaram que o crime começou a se desenrolar por volta das 16h05, quando o suspeito entrou na casa da vítima. Ambos se conheciam e, naquele dia, tinham se encontrado na pracinha de Morada de Laranjeiras, onde começaram a consumir bebidas alcoólicas juntos. Durante a conversa, Waltemir mencionou que na casa de sua ex-esposa havia uma televisão e cerca de R$ 5 mil guardados. Esse comentário teria despertado o interesse do sujeito, que decidiu ir até a casa da vítima com a intenção de subtrair esses bens.
Vídeo YouTube SN:
Tentativa de impedir o furto na casa da ex-esposa
Quando Waltemir tentou impedir a ação criminosa, uma briga começou entre os dois. O suspeito então estrangulou o idoso com o próprio cinto, ceifando sua vida. Por volta das 16h51, o homem foi flagrado pelas câmeras de segurança deixando a casa com uma mala e uma televisão. No entanto, a televisão acabou sendo quebrada durante a fuga, restando apenas duas caixas de sabonete e um creme hidratante como itens subtraídos.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O delegado Gianno Trindade resumiu o crime com uma declaração impactante: “O que podemos dizer é que uma vida foi perdida por duas caixas de sabonete e um creme hidratante. É inacreditável que uma vida tenha sido ceifada por tão pouco.”
Prisão do suspeito
O sujeito, que possui 14 passagens criminais por crimes patrimoniais, incluindo receptação, furto e tráfico de drogas, estava foragido desde o dia do crime. Ele foi localizado e preso pela Polícia Civil na última terça-feira (17), na Praia do Morro, em Guarapari, onde vivia em uma kombi e trabalhava cuidando de um ponto de venda de coco verde. O sujeito responderá por latrocínio e furto qualificado.