Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Procon-ES multa Uber por motoristas se recusarem a transportar cão-guia

Lei determina que pessoas com deficiência visual têm direito de fazer corridas na companhia dos animais

 Foto: Tácita Muniz

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), notificou à Uber após receber denúncias de que alguns motoristas do aplicativo estariam se negando a transportar cães-guias que acompanham pessoas com deficiência visual. A recusa é proibida pela lei federal nº. 13.146/2015, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Foto: Divulgação

Segundo os consumidores, os motoristas aceitam a viagem, mas ao se deparar com o cão-guia recusam a viagem e alegam não serem obrigados a transportar o animal. Tal prática viola os direitos básicos do consumidor.

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor exigiu que, no prazo de 10 dias úteis, a partir do recebimento da notificação, que a empresa apresente os devidos esclarecimentos quanto à recusa dos motoristas em transportar pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão-guia, devendo informar a política em relação a esses clientes.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

A empresa também deve apresentar as ações adotadas para que pessoas com deficiência tenham direito à igualdade de acesso, além da resposta às queixas de consumidores que tenham sofrido discriminação ao usar seus serviços.

O Procon-ES recomenda ainda que a Uber do Brasil informe aos motoristas do aplicativo quanto à obrigatoriedade em transportar pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão-guia, conforme determinação legal prevista no artigo 1º, da Lei nº. 11.126/2005.

De acordo com o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, proibir o transporte de cão-guia pelos motoristas do Aplicativo Uber é uma prática abusiva e desleal, sendo dever do Instituto zelar pelo direito desses consumidores.

“Essa atitude fere o respeito à dignidade do consumidor, um princípio a ser observado mirando preservar e garantir a harmonia na relação de consumo. Além disso, o consumidor é considerado vulnerável diante do fornecedor de produtos e serviços. Desta forma, é obrigação do Procon-ES proteger os consumidores em geral, bem como coibir quaisquer práticas que atentem contra os direitos básicos dos consumidores”.

Diretor-presidente do Procon-ES Rogério Athay

Caso não sejam cumpridas as ações requeridas na notificação, será instaurado procedimento administrativo de ofício para constatação da prática infrativa perpetrada e posterior aplicação de sanção.

+NEWS

#DROP NEWS

O presidente da ALES, deputado Marcelo Santos, promulgou duas leis que terão impacto direto na vida das vítimas das chuvas no sul do ES

#DESTAQUE

Ainda é possível inscrever-se no programa, mas os interessados devem se apressar, já que as inscrições estão abertas por tempo limitado

#DESTAQUE

Conforme o delegado José Darcy, a intenção do processo seletivo é repor o setor de investigação, que tem perdido contingente nos últimos anos

#BRONCA NEWS

A orientação oficial é aguardar a municipalização da via; segundo o presidente do bairro, mais vidas podem estar em perigo até lá

#OPORTUNIDADES

Confira a lista completa dos cursos e como se inscrever de forma totalmente online, mas corra, as inscrições são por tempo limitado

#DESTAQUE

Não perca a oportunidade de tirar a carteira de motorista de forma totalmente gratuita, mas corra, as vagas são limitadas!

#DESTAQUE

O presidente da ALES, Marcelo Santos, propõe um repasse mais ágil dessas verbas para socorrer as famílias no sul do estado

#OPORTUNIDADES

Confira como se inscrever e ter a chance de tirar a carteira de motorista de forma totalmente gratuita


Não copie, compartilhe o link