Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Procon-ES multa Uber por motoristas se recusarem a transportar cão-guia

Lei determina que pessoas com deficiência visual têm direito de fazer corridas na companhia dos animais

 Foto: Tácita Muniz

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), notificou à Uber após receber denúncias de que alguns motoristas do aplicativo estariam se negando a transportar cães-guias que acompanham pessoas com deficiência visual. A recusa é proibida pela lei federal nº. 13.146/2015, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Foto: Divulgação

Segundo os consumidores, os motoristas aceitam a viagem, mas ao se deparar com o cão-guia recusam a viagem e alegam não serem obrigados a transportar o animal. Tal prática viola os direitos básicos do consumidor.

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor exigiu que, no prazo de 10 dias úteis, a partir do recebimento da notificação, que a empresa apresente os devidos esclarecimentos quanto à recusa dos motoristas em transportar pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão-guia, devendo informar a política em relação a esses clientes.

A empresa também deve apresentar as ações adotadas para que pessoas com deficiência tenham direito à igualdade de acesso, além da resposta às queixas de consumidores que tenham sofrido discriminação ao usar seus serviços.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra - Clique aqui!

O Procon-ES recomenda ainda que a Uber do Brasil informe aos motoristas do aplicativo quanto à obrigatoriedade em transportar pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão-guia, conforme determinação legal prevista no artigo 1º, da Lei nº. 11.126/2005.

De acordo com o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, proibir o transporte de cão-guia pelos motoristas do Aplicativo Uber é uma prática abusiva e desleal, sendo dever do Instituto zelar pelo direito desses consumidores.

“Essa atitude fere o respeito à dignidade do consumidor, um princípio a ser observado mirando preservar e garantir a harmonia na relação de consumo. Além disso, o consumidor é considerado vulnerável diante do fornecedor de produtos e serviços. Desta forma, é obrigação do Procon-ES proteger os consumidores em geral, bem como coibir quaisquer práticas que atentem contra os direitos básicos dos consumidores”.

Diretor-presidente do Procon-ES Rogério Athay

Caso não sejam cumpridas as ações requeridas na notificação, será instaurado procedimento administrativo de ofício para constatação da prática infrativa perpetrada e posterior aplicação de sanção.

#DESTAQUE

#BRONCA NEWS

O deputado Pablo Muribeca visitou novamente o local na tentativa de encontrar uma solução para o problema que persiste há vários dias

Prefeirura da Serra unifica pedido de serviço de remoção de veículos abandonados na cidade. Prefeirura da Serra unifica pedido de serviço de remoção de veículos abandonados na cidade.

#DESTAQUE

Confira como realizar pedidos de retirada de veículos abandonados de forma totalmente digital através do portal eletrônico da prefeitura

Imagens internas do Hospital Infantil da Serra Imagens internas do Hospital Infantil da Serra

#BRONCA NEWS

Uma dessas mães cansou de esperar e voltou para casa mesmo com a filha ainda doente e precisando de cuidados médicos

+NEWS

#DESTAQUE

O documentarista Gabriel Filipe reuniu lideranças religiosas de todo o ES para tratar da diversidade e respeito entre às religiões

#DROP NEWS

O programa Crédito Juventude Empreendedora, além de empréstimos com juros de menos de 2% ao mês, disponibiliza cursos profissionalizantes

#DROP NEWS

Além dos diversos veículos oferecidos no leilão, também constam itens sucateados, como pneus e aparelhos de ar-condicionado

#DESTAQUE

Confira quais linhas do Sistema Transcol serão reforçadas e aproveite o Carnaval 2024 sem dor de cabeça

#DROP NEWS

Confira os novos prazos e quais laboratórios os motoristas devem procurar para realizar os exames toxicológicos

#DROP NEWS

O objetivo do Programa Vale Gás Capixaba é beneficiar famílias em condições financeiras mais vulneráveis

#OPORTUNIDADES

Confira como participar do processo seletivo, de forma totalmente online. Os escolhidos trabalharão em pesquisas climáticas do IJSN

#DROP NEWS

A obra pode chegar a R$ 100 milhões no total e deve trazer um novo centro de convenções para essa região de Carapina

Não copie, compartilhe o link