A Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) divulgou uma pesquisa conduzida pelo PROCON Vitória, voltada à Semana Santa, período marcado pelo aumento na expectativa em torno da tradicional torta capixaba. Para auxiliar os consumidores de Vitória a economizar na compra dos ingredientes, o PROCON Vitória apresentou um levantamento comparativo de preços. O estudo, que excluiu pescados frescos, apontou variações significativas nos valores dos itens mais utilizados na receita.
Entre os destaques da pesquisa, o coentro apresentou a maior diferença: seu preço variou 343%, com valores entre R$ 0,99 e R$ 4,39, dependendo do local de venda. Além das diferenças nos preços, o levantamento também indicou o valor médio de cada produto e o índice de abastecimento dos estabelecimentos analisados.
Leia Mais ∎
Pesquisas do PROCON Vitória
A equipe do Procon Vitória realizou a pesquisa entre os dias 1º e 3 de abril de 2025, em nove pontos comerciais da capital. Ao todo, foram verificados os preços de 19 itens comuns nas receitas da época, como palmito, azeite e outros temperos típicos da torta capixaba.
Segundo o gerente do Procon Vitória, Breno Panetto, o objetivo é facilitar a vida dos consumidores, que já começam a buscar os produtos para preparar a iguaria. “Além da busca pelos ovos de Páscoa, muitos capixabas também procuram os ingredientes da torta. Com essa pesquisa, oferecemos mais tranquilidade para que todos possam comparar e escolher os melhores preços”, explicou.
O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, ressaltou a relevância do levantamento. “As pesquisas do Procon permitem que os moradores de Vitória façam compras mais seguras e conscientes, especialmente em datas de grande movimentação no comércio”, afirmou.
A pesquisa está disponível no site oficial do Procon Vitória por meio deste link: (PROCON PESQUISA) e no aplicativo da prefeitura. Para quem pretende economizar ainda mais, o órgão recomenda:
- Comparar preços entre estabelecimentos;
- Avaliar o custo-benefício, considerando peso, qualidade e valor;
- Conferir a validade e a procedência dos produtos;
- Observar as condições de armazenamento nos locais de venda;
- Utilizar listas de compras para maior organização;
- Aproveitar promoções que ofereçam economia real.
Com as dicas do Procon Vitória, planejamento e atenção, é possível preparar a tradicional torta capixaba sem pesar no bolso.
A equipe do Serra Noticiário continuará acompanhando as ações e pesquisas do PROCON. Para economizar e se manter bem informado, acompanhe o Serra Noticiário pelo site e pelas redes sociais.
