Na última quarta-feira (25), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), prendeu um professor de ensino fundamental de 31 anos no município da Serra. A prisão ocorreu durante a Operação Nacional Terabyte, que combate o abuso sexual de crianças e adolescentes, em uma ação conjunta com a Polícia Federal (PF) e unidades das Polícias Civis dos estados envolvidos. O professor foi detido sob suspeita de armazenar e compartilhar conteúdo de abuso sexual infantil pela internet.
Durante a operação, a Polícia Civil também prendeu, no mesmo contexto, um jovem de 20 anos no município de Domingos Martins, região sudeste do Espírito Santo. Ele foi preso em flagrante com 32 arquivos de vídeo contendo cenas de nudez e abuso sexual infantil. A Polícia Civil também descobriu que ele tentava aplicar golpes em outras vítimas, fingindo ser auditor fiscal.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Professor da Serra
O delegado Brenno Andrade, chefe da Divisão Patrimonial e titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, explicou que o professor se identificou como fotógrafo e educador durante a abordagem.
De acordo com o delegado, quando as equipes chegaram ao local, encontraram o computador do suspeito protegido por senha e criptografado. Ele se recusou a fornecer a senha, mas a perícia indicou que o material armazenado pode chegar a 600 GB.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
A Polícia Civil, que atuou na execução dos mandados sob as diretrizes da Polícia Federal, relatou que as pastas encontradas no computador tinham os mesmos nomes mencionados nas denúncias, reforçando as suspeitas contra o educador.
Perícia técnica
Todo o material apreendido foi investigado pela perícia técnica e científica da Polícia Civil, que durante as buscas conseguiu encontrar um vídeo com imagens comprometedoras que indicam que o sujeito editava imagens de adolescentes nus e depois criava pacotes de conteúdo ilícito, conhecidos como “packs”, para vender em grupos online. O material apreendido continuará sendo investigado, e o delegado acredita que mais evidências de abuso sexual infantil serão reveladas ao final da investigação.
Cuidados básicos
O delegado Brenno Andrade ressaltou a importância de os pais estarem atentos ao que seus filhos consomem na internet. “Nunca deixem seus filhos trancados no quarto com dispositivos eletrônicos sem monitoramento. É fundamental que os pais acompanhem o histórico de navegação e considerem a instalação de programas de controle parental para minimizar o risco de acesso a conteúdos inadequados”, alertou o delegado.
Operação Terabyte
A Operação Terabyte cumpriu 140 mandados de busca e apreensão em todo o Brasil. A operação, que busca identificar e capturar criminosos que atuam na internet para armazenar e distribuir material de abuso sexual infantil, contou com o apoio da Agência de Investigação Interna da Embaixada dos Estados Unidos, além da colaboração de polícias civis locais em todo o país.
Sabe de algo?
A Polícia ainda destaca que a população tem um papel importante investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181. Assim como também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas
A reportagem do Serra Noticiário continuará a acompanhar a Operação Terabyte e, assim que a Polícia Civil disponibilizar mais informações, voltaremos a atualizar nossos leitores.