Em outubro de 2022, a Prefeitura da Serra, por meio do prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), anunciava com grande alarde a assinatura de um contrato para a implantação de um plano de cargos, carreiras e remuneração para servidores do município.
A cerimônia contou com a presença de mais de 200 servidores e diversas autoridades, incluindo o prefeito Sergio Vidigal e a secretária municipal de Administração e Recursos Humanos, Dayse Lemos. Desse modo, a Fundação Dom Cabral foi contratada para modernizar os instrumentos de Gestão de Pessoas, e o plano deveria estar ativo até o final de 2023.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Prefeitura da Serra contrata estudo para implantação de plano de cargos, carreiras e remuneração
Um ano de espera pelo Plano de Cargo e Carreira
Hoje, um ano depois, os servidores continuam à espera de um plano que nunca saiu do papel. Dessa forma, a fase de diagnóstico, originalmente prevista para entrega em janeiro de 2023, e a primeira fase do plano, agendada para abril do mesmo ano, ainda estão pendentes. “Ninguém nos chamou para construir o plano ou para discutir. Não nos ouviram“, lamenta uma servidora que optou pelo anonimato.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Desestímulo e desvalorização
A princípio, a demora na implementação do plano tem causado desânimo entre os servidores. Pois, muitos dos quais investiram em cursos de pós-graduação na esperança de melhorias salariais e progressão na carreira. “Aqui, o servidor efetivo é desvalorizado, silenciado, nossa experiência não vale nada“, critica a servidora.
Entretanto, a falta de transparência e a demora na implementação do Plano de Carreira têm gerado descontentamento e desconfiança entre os servidores municipais. “O que queremos é um plano de carreira digno, em vez dessa esmolinha anual disfarçada de Mary Kay”, desabafa a servidora. Por fim, ela continuou suas críticas, apontando a presença de líderes que, segundo ela, não possuem competência técnica e estão lá apenas por indicação política.
Silêncio da prefeitura da Serra sobre Plano de Cargo e Carreira
O Serra Noticiário procurou a Prefeitura da Serra para comentar sobre o atraso na implementação do Plano de Carreira e o crescente descontentamento entre os servidores. Até o momento da publicação desta reportagem, não recebemos nenhuma resposta.
O Serra Noticiário reitera seu compromisso com a qualidade jornalística e o interesse coletivo da comunidade. Continuaremos a acompanhar essa questão de perto, mantendo nossos leitores informados sobre qualquer desenvolvimento ou manifestação oficial da Prefeitura da Serra.