Na última segunda-feira (26), candidatos aprovados no concurso de edital número 001/2023, para a Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra realizaram um protesto em frente à Prefeitura Municipal da Serra (PMS). Acompanhados pelo vereador Agente Dias (Republicanos) e do deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), os manifestantes exigiram a nomeação dos 138 aprovados, que já cumpriram todas as etapas obrigatórias do certame, incluindo provas teóricas, curso de formação e avaliação física. O ato foi registrado em um vídeo divulgado nas redes sociais.
A Prefeitura da Serra se pronunciou após o protesto e informou à reportagem que 50 candidatos aprovados serão oficialmente nomeados até a próxima quarta-feira (28).
Leia Mais ∎
Candidatos aprovados no concurso ainda aguardam nomeação
Os manifestantes se reuniram em frente ao prédio da Prefeitura da Serra, acompanhados do vereador Agente Dias e do deputado estadual Pablo Muribeca. Utilizando microfones e um carro de som, manifestantes e representantes políticos discursaram com críticas à atual gestão, cobrando mais agilidade na nomeação dos candidatos aprovados no concurso da GCM.
A reportagem teve acesso a vídeos gravados por um leitor do Serra Noticiário, mostrando como foi a movimentação do protesto em frente à Prefeitura da Serra.
Vídeo YouTube:
Segundo os aprovados no concurso, já se passaram quatro meses se passaram desde a conclusão das etapas finais do concurso, incluindo o curso de formação. Mas, até o momento nenhum dos 138 candidatos teria sido oficialmente nomeado ou empossado no cargo. Os aprovados relatam insatisfação com a falta de resposta da administração municipal e criticam a ausência de uma previsão clara para a convocação.
A mobilização ganhou força nas redes sociais, onde foi criada uma conta no Instagram com o nome de “Aprovados GCM Serra 2023“, para representar os candidatos aprovados. Na página, são compartilhados vídeos, depoimentos e conteúdos reforçando a necessidade de celeridade na nomeação. Os manifestantes destacam que a demora prejudica não apenas os candidatos, mas também a segurança pública do município, que poderia ser beneficiada com a chegada dos novos agentes.
Agente Dias e Pablo Muribeca estiveram em protesto na Prefeitura da Serra
Durante o protesto realizado na manhã de segunda-feira (26), Agente Dias e Pablo Muribeca discursaram ao lado dos manifestantes. Especialmente o vereador, que por ser também agente da GCM, discursou com críticas a gestão anterior, o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT) não nomeou um agente sequer para a Guarda da Serra.
Já o deputado Pablo Muribeca cobrou respostas do atual prefeito Weverson Meireles (PDT), afirmando que tanto ele quanto o ex-prefeito Vidigal, prometeram durante a campanha política que, se eleitos, a nomeação dos novos agentes seria imediata, o que de fato ainda não ocorreu.
Vídeo Instagram:
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
Diante da situação, a reportagem do Serra Noticiário solicitou esclarecimentos à Prefeitura da Serra e às autoridades competentes no caso, se estavam cientes dos protestos e manifestações dos aprovados no concurso da GCM? Quais são os motivos da suposta demora na nomeação dos 138 aprovados? Existe uma previsão oficial para a convocação desses novos agentes da GCM?
Prefeitura da Serra se pronunciou sobre o caso
Em nota, a Prefeitura da Serra informou que está tomando as medidas administrativas para cumprir uma decisão judicial que determina a convocação de 50 candidatos aprovados no concurso público do Edital nº 001/2023, que finalizaram o curso de formação e o teste físico. A gestão afirma que a convocação será publicada até quarta-feira, 28 de maio de 2025.
Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura Municipal da Serra informa que está adotando todas as providências administrativas necessárias para dar cumprimento à decisão liminar proferida pelo Poder Judiciário na sexta-feira, dia 23, que determina uma nova convocação de 50 candidatos aprovados no Concurso Público regido pelo Edital nº 001/2023, os quais concluíram com êxito o curso de formação e a avaliação de capacidade física.
Em respeito à determinação judicial e ao posicionamento pela manutenção da liminar, a convocação dos 50 candidatos será publicada até a próxima quarta-feira, 28 de maio de 2025.Os convocados deverão se submeter a exames médicos admissionais, previamente agendados para os dias 11 e 12 de junho. Em seguida, será disponibilizado um link para abertura de processo eletrônico, por meio do qual os candidatos deverão encaminhar a documentação exigida para fins de admissão
Após a análise e o registro dos processos administrativos, a posse e o início das atividades funcionais estão previstos para o mês de agosto de 2025. A Prefeitura da Serra reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e o integral cumprimento das decisões judiciais.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
