Entre sexta-feira (26) e sábado (27), 172 celulares foram entregues nas Delegacias Regionais de Vitória e de Vila Velha, e outros 49 serão entregues nos próximos dias. Este é o resultado da primeira etapa do Projeto Recupera. A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, na noite deste sábado.
O que é o Projeto Recupera?
O Projeto Recupera é uma operação permanente dedicada à recuperação de aparelhos telefônicos roubados e furtados, com o objetivo de restituí-los aos seus legítimos proprietários. A primeira etapa abrangeu os municípios de Vitória e Vila Velha. Foram enviadas 502 intimações, que resultaram na devolução de 172 celulares. Outros 49 serão entregues nos próximos dias, pois os intimados já se apresentaram.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Impactos da primeira etapa
O governador Casagrande comentou sobre a eficácia da primeira fase do programa:
“Algumas pessoas não acreditaram, mas o resultado desta primeira fase do programa mostra que estamos no caminho certo. Quem não veio, agora vai receber a visita dos policiais para explicar o porquê de estar em posse de um celular roubado ou furtado.”
Renato Casagrande
Ele destacou a importância dos celulares na vida cotidiana, mencionando seu uso para pagamentos, saúde e trabalho. Em breve, as primeiras devoluções serão feitas, e novas notificações serão enviadas.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Processo de intimação
As pessoas em posse dos aparelhos receberam a intimação via WhatsApp, informando que o celular possuía restrição de roubo, além de detalhes sobre a data, horário e endereço da Delegacia para a devolução do aparelho. As intimações foram enviadas entre quarta (24) e quinta-feira (25), com o prazo para devolução encerrado no sábado (27). Os aparelhos recuperados serão restituídos aos proprietários em data a ser marcada.
Sucesso e próximas etapas
O secretário Eugênio Ricas considerou a primeira etapa bem-sucedida, com uma recuperação de mais de 40%:
“Nosso objetivo com o Projeto Recupera é não somente combater o crime de roubo e furto de celulares, como também trazer uma sensação de segurança para a população capixaba.”
Eugênio Ricas
Aqueles que não devolveram o celular serão procurados pelas equipes da PCES e enfrentarão implicações judiciais.
Vídeo Youtube SN:
Expansão do Projeto Recupera
O Projeto Recupera é permanente e será estendido a outros municípios. A recuperação dos aparelhos é realizada por meio de tecnologias avançadas de rastreamento e identificação, com a colaboração das operadoras de telefonia e outras autoridades de segurança pública.
Registro de Boletim de Ocorrência
Vítimas de roubo ou furto de celular devem registrar o Boletim de Ocorrência, informando o número do IMEI, que será utilizado para o rastreio do aparelho.