Nesta última segunda-feira (12), um caso dramático envolvendo um recém-nascido vem ganhando repercussão após o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) trazê-lo a público por meio de sua rede social. Desde então, o Serra Noticiário vem acompanhando o caso do pequeno Gael, que teve a clavícula quebrada durante seu nascimento no Hospital Materno Infantil, no município de Serra. Após a descoberta, a família teve que buscar atendimento em um outro hospital no município de Vila Velha.
A reportagem entrou em contato com a família afetada para obter mais detalhes sobre o incidente. Em conversa com a avó de Gael, ela relatou que seu neto nasceu na última sexta-feira (10), às 06:54, por meio de parto normal realizado por enfermeiros, sem a presença de um médico.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Dois dias após o nascimento, a família foi informada de que o bebê havia sofrido uma fratura na clavícula durante o parto. A descoberta da fratura mais de 48 horas após o nascimento e a subsequente alta hospitalar do bebê levantaram questões sobre os procedimentos de acompanhamento e cuidado neonatal do hospital.
A orientação dada pelo hospital foi para que a mãe levasse o bebê para casa e procurasse um posto de saúde após o feriado de Carnaval para agendar uma consulta com um pediatra ortopedista. Entretanto, diante da recusa do hospital em encaminhar o bebê diretamente para uma avaliação ortopédica especializada, a família decidiu, por conta própria, levar o recém-nascido ao Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA) em Vila Velha, conhecido por seu atendimento ortopédico.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Ainda de acordo com a avó, no HIMABA, o bebê foi prontamente atendido, submetido a exames de raio-X e recebeu um encaminhamento para acompanhamento ambulatorial. A família, que mora na cidade de Serra, precisou recorrer a serviços de transporte por aplicativo para realizar o deslocamento até Vila Velha e retornar para casa.
Muribeca promete acionar Ministério Público
Nesta terça-feira (14), o deputado estadual Pablo Muribeca publicou um vídeo em seu Instagram, prometendo acionar o Ministério Público para cobrar investigações sobre esse caso e eventuais outros casos de negligência envolvendo atendimento na saúde da Serra.
Vídeo Instagram:
O que diz a Prefeitura da Serra?
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra para se manifestar sobre o caso e esclarecer os protocolos de atendimento neonatal, além das medidas que estão sendo tomadas para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro. A saúde e o bem-estar dos recém-nascidos e de suas famílias devem ser prioridade no sistema de saúde pública.
A atual gestão da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra não respeita a Lei de Acesso à Informação ao não responder às demandas jornalísticas do Serra Noticiário. Mas, em caso de eventual resposta, o texto será atualizado.