Executivos da montadora chinesa GWM Brasil se reuniram com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e o vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB), em Vitória, para discutir as oportunidades de negócios no Estado. Durante o encontro, os líderes estaduais apresentaram as vantagens competitivas do Espírito Santo, incluindo sua localização estratégica, complexo portuário, Zona de Processamento para Exportação (ZPE) e incentivos tributários.
Governador discute acordos comerciais com a GWM
Atualmente, todos os veículos da GWM vendidos no Brasil entram pelo Espírito Santo. Assim, Casagrande destacou o potencial do Estado para exportação e importação e expressou o desejo de expandir a relação com a GWM, incentivando a empresa a iniciar produções locais. Além disso, Ferraço reforçou a capacidade logística do Estado, mencionando a construção de um porto multipropósito.
Leia Mais ∎
“O Espírito Santo tem vocação para exportação e importação. Estamos investindo em infraestrutura para aumentar nosso potencial logístico e nos tornarmos cada vez mais competitivos. É importante a GWM já estar instalada no Espírito Santo. Nós queremos mais na relação com a empresa. Queremos criar condições, além da exportação, queremos a empresa produzindo alguma atividade em nosso Estado. Nenhum estado consegue sua soberania sem uma indústria forte, portanto queremos fortalecer a indústria e estamos à disposição para ajudar nessa expansão”
Governador Renato Casagrande
James Yang, CEO Américas da GWM, e Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais, enfatizaram a importância do Porto de Vitória. Vale lembrar que este é o principal ponto de entrada de carros elétricos e híbridos no Brasil. Dessa forma, Bastos ressaltou a necessidade de manter um diálogo aberto com o Estado.
“O Porto de Vitória, atualmente, é o que mais recebe carros elétricos e híbridos no Brasil. E todos os carros importados pela GWM são e serão eletrificados. Por isso, é de extrema importância que estejamos próximos e com um canal de diálogo sempre aberto”
Ricardo Bastos
Projetos ambiciosos para o ES
Os líderes também discutiram a viabilidade de usar o Porto de Vitória para exportar veículos da GWM, aproveitando a ZPE. A GWM planeja iniciar a produção de seu primeiro veículo nacional em 2024, em Iracemápolis, São Paulo. Portanto, o Espírito Santo seria a rota escolhida para exportar essa produção nacional.
Outro tópico abordado por Renato Casagrande na reunião foi a inclusão do Espírito Santo no projeto de veículos a hidrogênio da GWM. Sendo assim, a empresa planeja testar caminhões a hidrogênio no Brasil, com o primeiro veículo chegando pelo Porto de Vitória ainda este ano.
Desse modo, essa possível parceria entre a GWM e o porto de Vitória pode ser mais um reforço comercial para fomentar a atividade de importação e exportação no Espírito Santo. Além disso, esse diálogo abre caminho para uma possível instalação da empresa no estado, gerando mais renda e empregos para a população capixaba.
Uma das maiores montadoras da China
A GWM é a principal montadora privada da China e líder no segmento de picapes médias no país. Com presença em mais de 60 países e 70 mil funcionários, a empresa planeja investir mais de R$ 10 bilhões no Brasil nos próximos 10 anos, focando em veículos eletrificados e conectados.
O Serra Noticiário continua acompanhando a agenda do governador e trará mais informações assim que possível.
