Moradores da região de Nova Almeida, na Serra, fecharam a rodovia ES-10 na manhã da última quarta-feira (14), para reivindicar unidades de ambulâncias para o atendimento local. Isso porque, além da escassez de atendimento móvel na Serra, o bairro em questão fica mais afastado do centro, assim, qualquer ocorrência demanda muito tempo para a chegada do SAMU.
Dessa forma, os moradores alegam que é necessário a existência de uma ambulância localizada na região de Nova Almeida, para agilizar o atendimento e translado para os hospitais da Serra.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Um morador local entrou com contato com a reportagem do Serra Noticiário, para denunciar o caso. Moradores fecharam uma via de acesso no bairro, com cartazes e gritos de ordem. Segundo o próprio morador, amigos e conhecidos estão morrendo por falta de ambulâncias que prestem socorro a tempo.
Pessoas morrendo à espera do socorro médico
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O Morador relatou o caso de um rapaz chamado Pedro Henrique Scalcon, de 25 anos, que sofreu um acidente no último sábado (09), enquanto trabalhava como motoboy. Familiares de Pedro Henrique também estiveram presentes na manifestação.
O choque do motociclista com um carro desgovernado causou ferimentos graves no rapaz, inclusive fraturas expostas. Segundo informações, o motorista do veículo fugiu sem prestar socorro e o SAMU demorou mais de 1h30 para chegar no local. Isso foi determinante para que o motoboy não resistisse aos ferimentos e viesse a óbito.
Outro caso ocorrido há dois meses, com um casal de noivos que saíram de casa às 7h da manhã para trabalhar e foram atropelados. O socorro também demorou mais de 1h30 para chegar ao local. A moça teria sido reanimada três vezes ainda no local do acidente, mas não resistiu.
No mesmo dia desse ocorrido, um senhor de idade teve um infarto dentro de um pronto-socorro na região, porém, não havia uma ambulância que pudesse fazer o translado do paciente até uma unidade de emergência.
Por fim, o morador de Nova Almeida ainda relatou outro caso de um outro motociclista que se acidentou após se chocar com um cavalo na Av. Beira Rio, ficando gravemente ferido. Segundo o morador, felizmente pessoas em volta conseguiram manter a vítima acordada e estabilizada até a chegada do socorro, que também demorou muito para chegar no local.
Confira imagens do protesto dos moradores de Nova Almeida nesse vídeo publicado no Instagram do SN:
Autoridades não deram resposta
Os moradores fecharam a rua nessa quarta-feira (14), após serem ignoradas pelas autoridades que não oferecem nenhum tipo de solução para o caso, que tem provocado a morte de pessoas no bairro.
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Saúde do Espírito Santo, para saber se as autoridades estavam a par da manifestação dos moradores e do problema sério que eles vinham atravessando. No entanto, não foram obtidas respostas.
O atraso no atendimento e primeiros socorros tem impacto direto nas chances de sobrevivência das vítimas. A omissão com relação ao caso pode gerar mais mortes. O Serra Noticiário permanece acompanhando o caso e trará novas informações assim que possível.