O objetivo do cartão é garantir que pessoas com dificuldades de locomoção ou mobilidade possam estacionar seus veículos em locais mais próximos aos estabelecimentos, facilitando o acesso e a autonomia dessas pessoas. Desde 2022, quando deu início a esse processo, aproximadamente 883 credenciais foram solicitadas através do meio eletrônico, sendo 707 destinadas aos idosos e, 176, às PCD.
Para requerer a credencial de prioridade para estacionamento é muito prático e simples, basta os idosos e Pessoas com Deficiência (PCD) acessarem o site da Prefeitura Municipal da Serra.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O chefe da Divisão de Operação e Fiscalização de Trânsito (DOFT), Rodrigo Lemos, considera esse método de solicitação como um modo inovador de amparar o cidadão. “Tanto para o DOT quanto para a sociedade, representa agilidade e comodidade na prestação de serviço ao cidadão”, pontua.
Passo a passo para solicitar a credencial:
- Acesse o link de processos digitais no site da Prefeitura Municipal da Serra (prefeiturasempapel.serra.es)
- Crie um login para acessar ao site
- Inicie um novo processo eletrônico
- Procure pela Secretaria Municipal de Defesa Social (SEDES) e selecione o tópico carteira de estacionamento (para idoso ou pessoas com deficiência)
- Insira os documentos solicitados pelo formulário
Depois de emitir os documentos, o processo eletrônico é encaminhado automaticamente para o DOT e avaliado pelos Agentes de Trânsito do Administrativo. Se estiver tudo certo, o cartão é emitido, e o solicitante imprime a credencial acessando o processo eletrônico.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Caso tenha alguma coisa errada na documentação, o solicitante receberá um e-mail onde estará presente as irregularidades a serem sanadas. Com o processo regularizado, a credencial será gerada no mesmo formato descrito anteriormente.