A Carta de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que pode ser emitido aos brasileiros nascidos ou naturalizados no Brasil com idade igual ou superior a 14 anos.
Em suma, é utilizado para registrar todas as atividades profissionais dos brasileiros que trabalham sob o regime da CLT (Código Consolidado do Trabalho). Registra datas de entrada, anos de trabalho, salários, pagamento de seguro-desemprego e PIS, férias e datas de desligamento.
Leia Mais ∎
Nesse sentido, são esses registros que garantem os direitos trabalhistas do trabalhador, como aposentadoria, seguro-desemprego, FGTS etc., e calculam o tempo para requerer a aposentadoria.
Desde setembro de 2019, as carteiras de trabalho digitais substituem a antiga CTPS física para facilitar o acesso às informações de trabalho para os brasileiros. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como solicitar sua CTPS Digital.
Vantagens da carteira de trabalho digital
Os cartões de trabalho digitais têm algumas vantagens sobre os cartões físicos, sendo:
- todo o processo de solicitação é feito pela internet;
- o documento fica pronto mais rápido;
- é gratuita;
- pode acessar todas as informações sobre os contratos de trabalho a qualquer momento;
- não há o risco de perder ou estragar o documento.
Quem possui carteira física precisa fazer a carteira digital?
Sim, fazer uma carteira digital é importante porque começa a substituir as carteiras físicas. A boa notícia é que o número da carteira digital é o seu CPF. Assim, mesmo que você não tenha visitado o app ou site para criar uma carteira digital, já sabe o número que precisa para notificar seu empregador.
Quanto à carteira física, ela precisa ser guardada adequadamente para consultas futuras. Portanto, não jogue fora.
Como fazer a carteira digital?
O aplicativo CTPS Digital funciona interagindo com as diversas bases de dados do governo com as informações enviadas pelos empregadores por meio do sistema e-Social (como dados de contrato de trabalho, aviso de férias, 1º abono de Natal etc.). Siga as instruções abaixo para baixar seus arquivos digitais agora.
1 – Baixe o aplicativo ou acesse o site oficial
Faça o download do aplicativo oficial Carteira de trabalho Digital disponível para Android e iOs.
2 – Entre na sua conta
Na tela principal do app ou site, digite seu CPF e clique em ‘Continuar’, caso já seja cadastrado em algum serviço digital do governo, será solicitada uma senha; caso não possua conta, favor preencher o campo correspondente suas informações pessoais e siga as instruções na tela.
3 – Confirme informações pessoais
Na tela aparecerão algumas perguntas sobre informações pessoais, como nome da mãe e data de nascimento, selecione a opção correta e clique em OK; desta forma, será possível visualizar os dados básicos sobre o seu vínculo empregatício.
4 – Confirmação de vínculos empregatícios
Por fim, para visualizar mais detalhes da CTPS Digital, será solicitado que você se identifique e forneça informações sobre seus contratos anteriores, como nome do último empregador, ano do último contrato e se foi o último INSS Benefícios 5 anos etc.; selecione a opção correta para cada pergunta e clique em OK. Em breve, você terá acesso a todos os dados sobre o seu vínculo empregatício.
Para não impedir o registro, é importante confirmar esses dados corretamente. Com a CTPS pelo smartphone, seu CPF também passa a ser o número da sua carteira de trabalho digital.
