A Secretaria da Saúde do Espírito Santo confirmou na segunda-feira (29), que cinco pessoas com sintomas de gripe aviária estão aguardando resultados de exames, enquanto outras dez, apesar de não apresentarem sintomas, continuam em monitoramento.
Desses casos suspeitos, nove pessoas são do bairro Nova Carapina I, na Serra, conforme noticiado com exclusividade pelo Serra Noticiário. Até agora, nenhuma pessoa no Estado, que teve contato com as aves infectadas e passou por testagem, foi diagnosticada com a doença.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Investigação sobre Casos Suspeitos
O Ministério da Saúde, em nota divulgada na última quarta-feira (24), informou que está investigando quatro casos suspeitos de gripe aviária em humanos no Espírito Santo, mesmo com os humanos não tendo testado positivo para a doença até o momento.
Ministério da Saúde investiga quatro casos suspeitos de gripe aviária em humanos no ES
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Esses casos emergem após a realização de 38 exames em indivíduos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, que tiveram contato com aves infectadas, conforme divulgado anteriormente pelo Serra Noticiário.
Ações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS)
Na sexta-feira (26), agentes do CIEVS, em colaboração com uma equipe do IBAMA, realizaram uma visita domiciliar com o objetivo de identificar e monitorar qualquer indivíduo que tivesse tido contato com aves infectadas. Os indivíduos identificados serão testados, monitorados e isolados caso desenvolvam sintomas da doença.
Coruja em Nova Carapina
Neste último sábado (27), conforme noticiado com exclusividade pela reportagem do Serra Noticiário que conversou com uma família de Nova Carapina I, com suspeita de gripe aviária, realizou os exames na UPA de Serra-sede, inserindo-se assim no grupo de pessoas que estão aguardando resultados.
Família de Nova Carapina com suspeita de gripe aviária faz exame na UPA de Serra-sede
A situação exige cautela e monitoramento contínuo, uma vez que a transmissão da gripe aviária para humanos, embora rara, é potencialmente grave.
Com um total de 102 pessoas expostas ao vírus sendo monitoradas no Espírito Santo, 92 já foram desconsideradas. Nenhum caso positivo. As autoridades de saúde estão trabalhando para garantir a segurança e saúde da população.
Processo de Testagem e Análise
Os resultados dos testes são esperados em cerca de 10 dias. As amostras coletadas serão analisadas inicialmente pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) e, posteriormente, confirmadas pelos laboratórios de referência e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).