Na última quarta-feira (07), a Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (SEFAZ) anunciou atualizações que aprimoraram o Monitor de Preços de Combustíveis, proporcionando maior clareza e facilidade no monitoramento dos preços no mercado estadual.
Portanto, a ferramenta com as novas funcionalidades, beneficia tanto os consumidores quanto os proprietários de postos de combustíveis.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Colaboração do SINDIPOSTOS
A novidade é resultado de esforços conjuntos com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (SINDIPOSTOS/ES). E tem como objetivo permitir que os donos de postos monitorem as flutuações de preços assim, democratizando o acesso à informação para o consumidor.
Roselene Maria Spavier, auditora fiscal e supervisora da Supervisão de Combustíveis (SCOM) da Receita Estadual, ressaltou a importância da ferramenta: “O aperfeiçoamento do Monitor de Preços de Combustíveis potencializa sua função essencial para um mercado ordenado e competitivo. A reformulação contou com a colaboração do SINDIPOSTOS, assegurando que o incremento na divulgação não infringisse o sigilo fiscal.“
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Painel online de consulta desde 2018
Introduzido em 2018 pela SEFAZ, o painel, a princípio, exibia apenas o valor médio dos combustíveis no estado e por município. Com a atualização, agora inclui-se informações de preços mínimos, máximos e desvio padrão.
A plataforma permite ainda que o usuário refine sua pesquisa por estado, macrorregiões (Metropolitana, Norte, Sul e Central), microrregiões e municípios, promovendo uma análise mais detalhada.
Maxwel Nunes Paula, presidente do SINDIPOSTOS, comentou sobre a iniciativa: “O avanço promovido pelo Governo Estadual no Monitor de Preços assegura mais transparência ao setor de combustíveis. É um serviço único no país, oferecendo dados valiosos sobre a dinâmica do mercado de combustíveis.“
Agora, os usuários podem verificar as variações de preço ao longo dos últimos 7, 14, 30, 60 ou 90 dias. A plataforma detalha as médias de preço desde os distribuidores até os postos de combustíveis, evidenciando a margem até o consumidor final.
Para acessar as informações atualizadas, basta visitar o site da SEFAZ ou seguir diretamente para o painel pelo link: (SEFAZ/Combustíveis)