O Índice de Progresso Social (IPS) 2025, que avalia o desenvolvimento social de municípios brasileiros, colocou a Serra entre as 10 cidades com pior desempenho. O estudo analisou 48 municípios com mais de 500 mil habitantes, excluindo as capitais. A Serra ocupou a 10ª posição entre os piores resultados, com 64,53 pontos, enquanto Vila Velha ficou em 11º lugar, com 64,55 pontos.
Taxa de homicídios influencia má colocação da Serra no IPS
O recorte do levantamento considerou apenas 48 municípios com mais de 500 mil habitantes do Brasil. Sendo assim, nesse agrupamento, a Serra acabou ficando entre os 10 piores índices do IPS.
Leia Mais ∎
Os baixos índices se deram por uma série de problemas estruturais e sociais. Na Serra, destacam-se a alta taxa de homicídios e assassinatos de jovens, a distorção idade-série no ensino médio, o baixo desempenho no Ideb do ensino fundamental, o elevado número de pessoas em situação de rua e a baixa paridade de gênero na Câmara Municipal.
Alguns índices foram positivos para a Serra
Apesar dos desafios, a Serra apresentou aspectos positivos que merecem reconhecimento. Na Serra, houve bons resultados em saúde, oportunidades e acesso a direitos humanos, além de destaque em cultura, lazer e esporte.
Apesar da má colocação no recorte entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, a Serra ficou em 6º lugar no ranking estadual e em 587º no ranking nacional, entre quase 5 mil municípios avaliados. Ou seja, o município não figura entre os piores do IPS em levantamentos nacionais e estaduais considerando todos os municípios.
“Serra, por exemplo, ficou na 10ª posição dos piores, não quer dizer que é o pior. É um recorte, de fato, pequeno. A gente fez essa análise para considerar mesmo outra métrica de avaliação. Serra, apesar de estar dentro desse grupo dos piores, ficou em sexto lugar no Espírito Santo entre os melhores. Quando a gente olha todos os municípios do Brasil, ficou na posição 587. Ou seja, tem quase 4.900 municípios atrás“
Melissa Wilm
Coordenadora do estudo IPS
Prefeitura da Serra se manifestou sobre o IPS 2025
A Prefeitura da Serra se manifestou na publicação de A Gazeta sobre os resultados do IPS, destacando medidas adotadas para melhorar os indicadores. A gestão afirmou que os dados do IPS não refletem a realidade atual da cidade. Entre os avanços citados estão a redução histórica da violência, com apenas 3 homicídios registrados em março, uma queda de 78,57%. Somado a isso, a prefeitura destaca investimentos em videomonitoramento, patrulhamento e integração com as polícias.
Também foi mencionada a melhora no IDEB, com índices subindo de 3,8 para 5,5 nos anos iniciais e de 3,4 para 4,5 nos anos finais entre 2007 e 2023. Além disso, políticas voltadas ao apoio a mulheres em situação de violência. Como por exemplo, o Cramvis, a Casa da Rosa, a Ouvidoria da Mulher e auxílios como transporte e aluguel social (R$ 650), foram destacadas.
Quais são os critérios de análise do IPS
O Índice de Progresso Social (IPS) utiliza 57 indicadores públicos, divididos em três categorias principais: necessidades humanas básicas (alimentação, saúde, moradia e segurança), fundamentos do bem-estar (educação, informação, vida saudável e meio ambiente) e oportunidades (proteção de direitos, acesso ao ensino superior e participação social). As fontes incluem instituições como IBGE, DataSUS, Ministério da Saúde, Ministério da Cidadania, INPE, CNJ, MapBiomas e CadÚnico, entre outras.
O Serra Noticiário continua acompanhando as principais notícias.
