Os índices de homicídio da Serra caíram mais de 14% no período de janeiro a setembro deste ano em comparação ao mesmo período em 2021. Os dados foram apresentados durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que aconteceu na manhã desta quarta-feira (19) e contou com participação do prefeito do município, Sérgio Vidigal, de secretários serranos, representantes do Ministério Público e de autoridades diversas relacionadas à segurança pública do Estado, a exemplo do Superintendente da Polícia Federal no Estado, Eugênio Ricas, dentre outras.
O percentual representa o menor índice dos últimos 10 anos na Serra. Outro número que apresentou queda foi o de furtos e roubos a veículos, que foi menor em setembro deste ano, em comparação ao ano passado.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Além dos dados, foram apresentadas, durante a reunião, ações que o município tem feito para prevenir e enfrentar a violência. Uma dessas é o Serra + Cidadã, que oferta diversos serviços para a população.
“Acreditamos que o cuidado das necessidades sociais reflete na diminuição da violência”.
Sérgio Vidigal
Prefeito da Serra
Outro exemplo de ação preventiva são as voltadas para as mulheres e para a juventude. A titular das secretarias de políticas para as mulheres e de direitos humanos e cidadania, Lilian Mota, comentou que atualmente foram capacitadas 700 mulheres no município.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“Estamos trabalhando a autonomia das mulheres, porque a dependência financeira muitas vezes é um fator que dificulta a saída do ciclo de violência”.
Lilian Mota
Titular das secretarias de políticas para as mulheres e de direitos humanos e cidadania
A secretária também falou sobre políticas voltadas para os jovens, que terão em breve um centro com diversas atividades em Planalto Serrano. O prefeito da Serra finalizou a reunião comentando que os encontros do GGIM têm sido muito importantes para a construção conjunta de caminhos para segurança pública, tanto na prevenção quanto na repressão.