A Prefeitura da Serra inicia, na próxima sexta-feira (19), às 8h, um novo capítulo da política ambiental do município com o lançamento do Plano de Arborização Urbana. A iniciativa tem como foco principal reduzir as ilhas de calor, melhorar o conforto térmico e ampliar a cobertura vegetal em áreas com alta concentração urbana.
O pontapé inicial do plano será dado na avenida Paulo Pereira Gomes, em Morada de Laranjeiras, onde começa um projeto-piloto que prevê o plantio e o manejo de mil árvores nativas, sendo 500 mudas plantadas já no evento de lançamento.
Leia Mais ∎
Corredor verde começa por Morada de Laranjeiras
A escolha da avenida Paulo Pereira Gomes não foi aleatória. A via é uma das mais movimentadas da região e sofre com altas temperaturas, reflexo da urbanização intensa e da baixa arborização ao longo dos anos.
Neste primeiro momento, o plantio irá criar um corredor verde urbano, estratégia que contribui para o sombreamento das vias, redução da temperatura do asfalto e melhoria da qualidade do ar.
Espécies nativas e adaptadas ao ambiente urbano
As mudas escolhidas para o plantio foram selecionadas com base em critérios técnicos de adaptação ao espaço urbano, segurança e benefícios ambientais. Entre as espécies previstas estão:
- Ipê-amarelo e ipê-roxo
- Jacarandá-da-Bahia
- Sibipiruna
- Canafístula
- Araçá
- Pau-ferro
Além de contribuírem para o conforto térmico, algumas dessas espécies são melíponas, ou seja, atraem abelhas nativas sem ferrão, fortalecendo a biodiversidade local e auxiliando no equilíbrio ambiental.
Plano alia arborização, clima e qualidade de vida
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), o Plano de Arborização Urbana foi desenvolvido integralmente por técnicos da própria pasta e tem como base estudos ambientais, urbanísticos e climáticos.
A proposta busca não apenas aumentar o número de árvores, mas integrar a arborização à dinâmica da cidade, reduzindo impactos como poluição sonora, ventos fortes e altas temperaturas.
Serra adota metodologia internacional 3/30/300
O plano segue diretrizes modernas de urbanismo sustentável e está alinhado ao Programa Cidades Verdes Resilientes, do qual a Serra faz parte. Um dos pilares adotados é a metodologia 3/30/300, criada pelo pesquisador holandês Cecil Konijnendijk.
A regra estabelece três objetivos principais:
- Cada pessoa deve conseguir ver ao menos três árvores da janela de casa;
- Os bairros devem ter mínimo de 30% de cobertura vegetal;
- Todo cidadão deve estar a até 300 metros de uma área verde pública.
A aplicação desse modelo busca tornar a cidade mais saudável, resiliente e preparada para os efeitos das mudanças climáticas.
Expansão do projeto para outras avenidas
Além de Morada de Laranjeiras, o plano já prevê novos plantios na avenida Eldes Scherrer de Souza. A expectativa é que, a cada seis meses, uma nova via impactada por ilhas de calor receba intervenções semelhantes, formando uma rede progressiva de corredores verdes em diferentes regiões do município.
O Serra Noticiário continua acompanhando o projeto de perto e trará atualizações assim que possível.
