Serra apareceu entre as 10 cidades com mais casos de latrocínio no Brasil em 2024, ocupando a 9ª colocação no ranking nacional. O dado consta no Mapa da Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Ministério da Segurança Pública, em Brasília. O levantamento apontou que, ao longo do ano, o município registrou 10 ocorrências de roubo seguido de morte.
No Espírito Santo, o total de vítimas chegou a 39, e especialistas consideraram esse número significativo para uma cidade que não faz parte das grandes metrópoles do país.
Leia Mais ∎
As 10 cidades com mais casos de latrocínio no Brasil
- São Paulo (53 casos)
- Rio de Janeiro (42 casos)
- Fortaleza (20 casos)
- Recife (19 casos)
- Salvador (18 casos)
- Belém (16 casos)
- Manaus (12 casos)
- São Luís (12 casos)
- Serra (10 casos)
- Brasília (8 casos)
- Nova Iguaçu (8 casos)
Além da posição no ranking, o Estado apresentou um crescimento expressivo nas ocorrências desse tipo de crime. Em 2023, houve 27 registros de latrocínio. Já em 2024, foram 39, o que representa um aumento de 44,44%. Em todo o Brasil, o número de vítimas foi de 956, com uma média diária de três casos. Apesar disso, o número total caiu 1,65% em relação ao ano anterior, que somou 972 vítimas.
O que diz a Prefeitura da Serra
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, delegada Gracimere Gaviorno, destacou que o município tem atuado de forma integrada com as forças de segurança do Estado. Em entrevista ao Folha Vitória, ela afirmou que a Guarda Municipal (GCMS), trabalha em conjunto com a Polícia Civil (PCES), Polícia Militar (PMES) e o Ministério Público (MPES), o que tem contribuído para a redução dos casos de latrocínio no primeiro semestre de 2025.
Gracimere informou que a cidade tem investido em tecnologia, capacitação e aumento de efetivo. Segundo ela, 50 novos agentes foram convocados para reforçar a Guarda Municipal. Além disso, a prefeitura ampliou o uso de drones e modernizou o sistema de monitoramento por câmeras, o que também tem colaborado para a queda nos crimes patrimoniais.
Com base no Censo de 2022 do IBGE, que aponta Serra como o município mais populoso do Espírito Santo, com 520.653 habitantes, a vice-prefeita ressaltou que os números absolutos de crimes podem não refletir com precisão a realidade, já que não consideram a proporção populacional. Por isso, ela defende que os dados por taxa de habitantes oferecem um retrato mais fiel da violência.
Queda no número de homicídios
A Prefeitura Municipal da Serra (PMS), afirmou que o município registrou o menor número de homicídios desde 1996. Entre janeiro e maio de 2025, os casos de latrocínio caíram 33% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A administração atribui essa redução às ações integradas com as polícias Civil e Militar, além dos investimentos realizados na área da segurança pública.
2024: municípios com os maiores números de roubos seguidos de morte no Brasil

