No próximo sábado (09), será realizada a 27ª edição do programa Serra Mais Cidadã. Desta vez, a iniciativa acontece na EMEF TI João Paulo II, localizada na rua Jerônimo Monteiro, nº 260, em Jardim Carapina, oferecendo uma série de atendimentos gratuitos à população. O evento terá como tema o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Com foco na promoção de direitos e no fortalecimento das redes de proteção, o mutirão ocorrerá das 8h às 15h e reunirá atendimentos nas áreas de saúde, justiça, assistência social, cidadania, empregabilidade e bem-estar. A ação também visa ampliar o acolhimento às mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade.
Leia Mais ∎
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lilian Mota, destacou que a iniciativa vai além da oferta de serviços. “É um momento de escuta e presença nos bairros, garantindo que as demandas da população sejam ouvidas — especialmente das mulheres que mais precisam de apoio e proteção neste mês”, ressaltou.
Serviços disponíveis
A ação reúne secretarias municipais, servidores públicos e instituições parceiras. A cada edição, o mutirão realiza cerca de 9 mil atendimentos, sempre com foco na qualidade, eficiência e acolhimento.
Entre os serviços disponíveis estão atendimentos médicos, vacinação, avaliação física, auriculoterapia, oftalmologia, consultas pediátricas e clínicas. Na área jurídica, haverá orientações e abertura de processos nas áreas de família, registros públicos e sucessões.
O público também poderá atualizar o CadÚnico, receber orientações sobre programas sociais, acessar vagas de emprego via SINE e resolver pendências relacionadas à Carteira de Trabalho digital, CPF e Procon.
O evento ainda contará com um espaço dedicado ao cuidado com os animais, oferecendo consultas veterinárias, vacinação, vermifugação e distribuição de ração para pets.
Agosto Lilás
A campanha nacional Agosto Lilás foi criada em referência à Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre os diversos tipos de violência contra a mulher. Durante todo o mês, órgãos públicos e entidades sociais realizam ações educativas e incentivam a denúncia, que pode ser feita de forma gratuita e anônima pelo Disque 180.
