Nos próximos dias 21 e 23 de agosto, a região de Serra-sede se transforma em palco da cultura popular com a realização do Festival de Folclore da Serra. Um evento gratuito que celebra as manifestações culturais do Espírito Santo. O festival reúne grupos de congo, jongo, capoeira, puxada de rede, folia de reis, boi graúna, danças italianas, personagens do carnaval e muito mais, em uma programação intensa de palestras, oficinas, exposições e apresentações culturais.
A iniciativa, viabilizada por uma emenda parlamentar do senador Fabiano Contarato, é realizada pela Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC/Serra) em parceria com o Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura da Serra (SETUR).
Leia Mais ∎
Festival de Folclore da Serra traz imersão cultural para Serra-sede
O evento tem início na quinta-feira (21), às 14h, no auditório da Escola Clóvis Borges Miguel, com abertura oficial, mesa de autoridades e palestras com especialistas como o historiador Dr. Michel Dal Col Costa, o representante da Comissão Nacional de Folclore Eliomar Mazoco e o superintendente do Iphan-ES, Filipe Oliveira da Silva.
O dia ainda inclui o lançamento do livro “Negros do Espírito Santo”, com as autoras Adriana Bravin, Carla Osório e Leonor Araújo, e a entrega da Comenda Mestre Antônio Rosa a mestres, festeiros e rainhas do congo serrano, em reconhecimento à preservação da cultura afro-brasileira.
Dias 22 e 23: tenda cultural na Praça da Igreja Matriz
A partir da sexta-feira (22), as atividades seguem na tenda cultural montada na Praça da Igreja Matriz, com acesso gratuito e plano de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
A programação conta com:
- Oficinas de musicalização e confecção de instrumentos folclóricos
- Contação de histórias com grupos como Joaninha e Rodrigo Campaneli
- Exposição itinerante sobre o congo da Serra
- Exibição de vídeos culturais
- Apresentações de capoeira, puxada de rede, samba de roda e homenagem ao carnaval da Serra
Grande desfile encerra o festival no sábado
O ponto alto do evento acontece no sábado (23), com o Desfile de Grupos Folclóricos pelas ruas da Serra. A partir das 17h, os grupos se concentram na Praça da Igreja Matriz, e às 19h, desfilam pela Avenida Getúlio Vargas, mostrando a diversidade cultural do Estado.
Entre os participantes:
- Bandas de congo de Serra-sede, Nova Almeida, Pitanga, Campinho, Manguinhos e Santiago
- Jongo de Conceição da Barra e Alfredo Chaves
- Boi Graúna
- Folia de Reis de Afonso Cláudio
- Gruppo Di Ballo Nova Trento (Aracruz)
- Circolo Trentino (Santa Teresa)
- Banda de Congo Amores da Lua (Vitória)
- E mais
Valorização da identidade cultural e formação comunitária
Para Deivid Soares, presidente da ABC/Serra, o festival é fundamental para preservar as tradições, fortalecer as comunidades tradicionais e promover a diversidade cultural.
“O festival desempenha um papel fundamental na preservação das comunidades tradicionais e na promoção da diversidade cultural”
Deivid Soares
Presidente da ABC/Serra
Além da celebração, o projeto inclui ações de formação para comunidades e alunos da rede municipal, com oficinas e vivências culturais que garantem a transmissão de saberes para as novas gerações.
Festival de Folclore da Serra
Onde: Praça da Igreja Matriz – Serra-sede
Quando: 21 a 23 de agosto de 2025
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Garantida para PCDs
O Serra Noticiário estará acompanhando o evento de perto e trará novas informações assim que possível.
