Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#TRETA NEWS

Soldado que matou vizinho foi considerado “contraindicado” durante concurso da PM

Na época, o autor do crime foi reprovado durante uma etapa do concurso, mas conseguiu permanecer por meio de medida judicial

Conforme apurado pelo Serra Noticiário, o policial militar que matou o vizinho em um prédio no bairro Jardim Camburi, foi reprovado durante quinta etapa do concurso público para soldado da Polícia Militar do Espírito Santo, mas foi “desreprovado” por força de uma decisão judicial.

O soldado da Polícia Militar, Lucas Torrezani de Oliveira, de 28 anos, foi preso e encaminhado para o presídio no Quartel do Comando Geral da PM, após se apresentar na delegacia na noite da última segunda-feira (17), acusado pela morte de seu vizinho, o músico Guilherme Rocha, de 37 anos, ocorrido durante a madrugada.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

Reprovado durante investigação social

Conforme consta no processo “0027019-46.2019.8.08.0024”. Durante o concurso da PM de 2018, ainda na condição de candidato, durante a etapa de investigação social, Lucas admitiu que já tinha fumado maconha – uma única vez – aos 16 anos na casa de um amigo durante o ensino médio.

Diante da autodeclaração do candidato, foi classificado como “contraindicado” e afastado das próximas etapas do concurso público para soldado combatente.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no Telegram e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

Lucas Torrezani de Oliveira, após ser reprovado na etapa de investigação social, entrou com ação ordinária com pedido de tutela de urgência. O caso foi analisado pela 4ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Vitória.

Na ação, Lucas requereu a suspensão da decisão e a autorização para participar das demais etapas do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos.

A juíza responsável pelo caso deferiu parcialmente o pedido, permitindo a participação nas demais etapas do concurso, desde que o único impedimento seja aquele alegado na investigação social, decisão que se manteve até o final do processo. De acordo com o site da Transparência, Lucas entrou na Polícia Militar em 2020.

O que é investigação social

A investigação social é uma etapa importante nos concursos públicos para a polícia, seja ela civil ou militar. Essa fase tem como objetivo avaliar o comportamento e a conduta do candidato no âmbito social e pessoal, verificando se ele possui um histórico compatível com as exigências e responsabilidades do cargo policial.

Durante a investigação social, são analisados aspectos como antecedentes criminais, histórico familiar, comportamento escolar e profissional, relacionamentos interpessoais e envolvimento em atividades ilícitas. Além disso, verifica-se a idoneidade moral e a reputação do candidato em sua comunidade.

Candidatos considerados “contraindicados” na investigação social podem ser eliminados do concurso, pois são julgados inaptos para exercer funções no âmbito policial. No entanto, em alguns casos, é possível recorrer judicialmente para reverter essa decisão e continuar no processo seletivo.

A investigação social é crucial para garantir que os futuros policiais possuam um perfil adequado e comprometido com a ética e a integridade, garantindo assim a segurança e o bem-estar da população.

+NEWS

#TRETA NEWS

A vítima do golpe armou cuidadosamente uma cilada para encontrar pessoalmente o suposto estelionatário

#OPORTUNIDADES

Confira quais são as oportunidades disponíveis, além das datas das provas e formas de inscrição para participar do concurso

#TRETA NEWS

Armados com faca de 30 centímetros, renderam um funcionário antes de serem capturados

#OPORTUNIDADES

Os candidatos que não foram selecionados nesta primeira fase ainda têm a possibilidade de serem convocados na lista de suplentes

#TRETA NEWS

O suspeito foi levado à delegacia da e acabou sendo liberado após prestar depoimento

#TRETA NEWS

O sujeito confessou o crime, alegando ciúmes como motivação; a família afirma que a vítima não tinha ligação com o acusado

#TRETA NEWS

O toque de recolher foi decretado um dia após uma ação da Polícia Militar que resultou na prisão de um suspeito e na morte...

#TRETA NEWS

Alguns populares gravaram vídeos mostrando parte da ação. Dentro do veículo, foram encontradas armas e uma grande quantidade de munições


Não copie, compartilhe o link