Na manhã da última segunda-feira (29), os agentes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) divulgaram a informação de que aves silvestres estão sendo encontradas mortas em duas ilhas de Marataízes, localizadas no Sul do Espírito Santo. Essa situação levou a Secretaria a investigar a possibilidade de ser gripe aviária.
Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura (SEAG), essas ilhas são utilizadas pelos animais para reprodução.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A SEAG confirmou nove casos de aves infectadas com a doença no estado, sendo um em Cariacica, um em Itapemirim, um em Linhares, um em Marataízes, um em Nova Venécia, um em Piúma, dois em Vitória e um em Serra. No Rio de Janeiro, foram confirmados três casos de aves infectadas.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou o primeiro caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul. Como resultado, a Estação Ecológica do Taim foi interditada após a descoberta de 36 cisnes mortos no local.
Leia mais: Ministério da Saúde investiga quatro casos suspeitos de gripe aviária em humanos no ES
Até o momento, não há registros de contaminação em humanos e a gripe aviária ainda não afetou o setor produtivo.
“No último fim de semana, ocorreu um aumento significativo no número de aves silvestres encontradas mortas em Marataízes. O IDAF coletou amostras e as enviou para um laboratório credenciado no país. Esperamos obter os resultados definitivos ao longo desta semana. Por precaução, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente está preparando uma portaria para proibir a entrada de turistas, banhistas e mergulhadores nessas duas ilhas”.
Enio Bergoli da Costa
Secretário Estadual de Agricultura
A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (SESA) informou que até a última segunda-feira já foram notificadas 102 pessoas que tiveram contato com aves infectadas. Desses casos, noventa e dois foram descartados, dez pessoas estão sendo monitoradas sem apresentar sintomas e cinco apresentam sintomas, aguardando os resultados dos exames.
Leia mais: Família de Nova Carapina com suspeita de gripe aviária faz exame na UPA de Serra-sede
Até o momento, não houve nenhum caso positivo de infecção em humanos no Brasil. No entanto, há uma família em Nova Carapina que está em observação por precaução.
Leia mais: Secretaria da Saúde acompanha casos suspeitos de gripe aviária em humanos no ES