Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

TCES aprova as contas de Audifax Barcelos na Prefeitura da Serra, mas com ressalvas

O Tribunal de Contas havia rejeitado as contas da gestão do ex-prefeito da Serra em 2020, mas agora decide aprovar considerando ressalvas


  • Google News

  • Google News

Ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES) acolheu o recurso de reconsideração apresentado pelos ex-prefeito e ex-vice-prefeita da Serra, Audifax Barcelos (PP) e Márcia Lamas (PSB). Assim, a decisão altera o parecer inicial de rejeição para aprovação com ressalvas das contas da Prefeitura da Serra referentes ao ano de 2020. Esta decisão ocorreu na última sessão do Plenário do TCES, realizada em 5 de dezembro.

TCES aprova COM RESSALVAS as contas da gestão Audifax Barcelos em 2020

A princípio, a Corte de Contas havia optado pela rejeição das contas enviadas pelo município. Porém, logo após a apresentação do recurso, as irregularidades identificadas foram mantidas, porém, classificadas como ressalvas. A mudança no parecer reflete uma análise aprofundada das circunstâncias e contextos dos desafios enfrentados pelo município em 2020. Quando na ocasião, o país enfrentava o primeiro ano da pandemia.

Dessa forma, o relator do processo, conselheiro Carlos Ranna, destacou a importância de atualização das normas municipais em conformidade com a Reforma da Previdência (Emenda 103). Ele ainda enfatizou a necessidade de equilíbrio financeiro e atuarial no regime de previdência. As irregularidades apontadas pelo TCES incluem a “ausência de equilíbrio financeiro do Regime Previdenciário em capitalização” e “ausência de equilíbrio atuarial” na gestão do déficit técnico atuarial.

Defesa alega que gestão do ex-prefeito tentou corrigir o déficit das contas

No entanto, a defesa da gestão Audifax Barcelos argumentou que existiram esforços para a revisão do Plano de Amortização do Déficit Atuarial. Isso ocorreu por meio de um projeto de lei que a gestão apresentou à Câmara da Serra. Sendo assim, relator reconheceu que a não conclusão dessa proposta não poderia ser responsabilidade do Poder Executivo. Portanto, o TCES decidiu considerar esta como uma ressalva, em vez de uma irregularidade grave nas contas municipais.

Com esta decisão, o Tribunal de Contas emite um Parecer Prévio pela aprovação, com ressalvas, das contas de 2020. Assim como, da administração de Audifax Barcelos e Márcia Lamas. A aprovação, embora com ressalvas, indica que as contas atendem a certos critérios fundamentais, mesmo diante de desafios significativos, e ressalta a importância da conformidade contínua com as regulamentações e normas fiscais.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra - Clique aqui!

O parecer do TCES seguira para Camara da Serra para apreciação dos vereadores. Portanto, os vereadores podem aprovar ou rejeitar as contas do ex-prefeito. Lembrando que, em caso de rejeição, Audifax pode ficar inelegível.

O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará mais informações assim que possível.

+NEWS

#BRONCA NEWS

O Serra Noticiário já havia trazido essa denúncia há mais de um mês, mas até agora, nada foi feito no local

#DROP NEWS

Confira como realizar o agendamento online, além de onde haverá postos de vacinação sem agendamento prévio

#BRONCA NEWS

Nas imagens capturadas, um morador questiona o compromisso da Prefeitura da Serra com as ações de combate à dengue

#DROP NEWS

Nesta edição do Serra Mais Cidadã, além dos serviços habituais, haverá uma feira de adoção de pets

#DROP NEWS

Além de disponibilizar a vacina sem agendamento, a Prefeitura da Serra também vai possibilitar o agendamento das doses pela internet

#DESTAQUE

A iniciativa é um passo importante para a saúde pública da Serra, reforçando a importância do aleitamento materno e do apoio à maternidade

#BRONCA NEWS

Nas imagens enviadas pelos moradores revelam a situação crítica das ruas, completamente bloqueadas pela água, que alcança níveis alarmantes

#DROP NEWS

Confira quais são os novos serviços aos quais a população terá acesso, além de como acessar a plataforma da prefeitura

Não copie, compartilhe o link