Nesta quarta-feira (18), o Governo do Espírito Santo anunciou a instalação de 40 totens de segurança na Região Metropolitana da Grande Vitória. Os equipamentos, blindados e equipados com inteligência artificial, fazem parte de um investimento de R$ 19 milhões provenientes do Tesouro Estadual. A medida também prevê a ampliação do sistema de reconhecimento facial em dez terminais do Transcol e em 500 ônibus da frota.
Os totens têm quatro metros de altura, luzes semelhantes às das viaturas policiais, botão de emergência com ligação direta ao CIODES 190, câmeras 360°, comunicadores potentes e sistema de mensagens automáticas. A tecnologia empregada possibilita identificar aglomerações, invasões, placas de veículos com restrições, além de analisar comportamentos suspeitos com emissão de alertas em tempo real.
Leia Mais ∎
As estruturas serão integradas ao Cerco Inteligente e ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social, fortalecendo a presença do Estado em locais com alta circulação de pessoas, vulnerabilidade social ou maior incidência de crimes patrimoniais.
“O sistema se conecta à nossa plataforma do Cerco Inteligente, analisando placas de veículos, rostos e acionando o Ciodes diretamente”, afirmou o governador Renato Casagrande. “Se alguém cometer um crime e estiver no banco de dados, será identificado”, completou.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, a medida reforça a estratégia do governo iniciada em 2019. “O Espírito Santo já colhe resultados: o menor número de homicídios em 28 anos e redução de crimes patrimoniais”, destacou.
Totens em outras cidades do Brasil
A experiência de estados como São Paulo, Rondônia e Pará também mostrou queda expressiva em crimes como furtos, vandalismo, latrocínio e homicídios após a adoção da tecnologia.
Além dos totens, o Governo vai implantar uma central de monitoramento 24h no CIODES para acompanhar os dispositivos em tempo real.
O vice-governador Ricardo Ferraço afirmou que a decisão é baseada em experiências testadas e validadas. “Os números mostram quedas expressivas nos crimes. Estamos dando um passo seguro com tecnologia e inteligência”, disse.
Confira os pontos onde os totens serão instalados:
Vitória
- Parque Moscoso
- Praça Costa Pereira (Centro)
- Praça Princesa Isabel (Centro)
- Praça do Papa
- Enseada do Suá (frente e atrás do Shopping Vitória)
- Reta da Penha (próximo ao Boulevard e Centro da Praia)
- Praça dos Namorados
- Triângulo das Bermudas
- Ponte Ayrton Senna
- Praça de Itararé
- Reta da Penha (próximo à Findes)
- Praia de Camburi (em vários pontos)
- UFES (saída Jardim da Penha)
- Parque da Vale
Viana
- Marcílio de Noronha (Praça)
- Centro de Viana
Serra
- Terminal de Carapina
- Jardim Limoeiro
- Praça de Novo Horizonte
- Laranjeiras (Av. Central com Norte Sul e próximo ao Shopping Montserrat)
- Parque Residencial Laranjeiras
- Serra-Sede
- Manguinhos
- Jacaraípe
Vila Velha
- Cobilândia
- Glória 1 (Av. Jerônimo Monteiro)
- Glória 2
- Praça Duque de Caxias
- Prainha
- Praia da Costa (final)
- Itapuã (Av. Resplendor, Orla e Jair de Andrade)
- Ao lado do Shopping Vila Velha e UVV
- Praça de Coqueiral
- Praça do Ciclista
- Praça de Gaivotas
- Terminal Itaparica/Rodoviária
Cariacica
- Ceasa (Vila Capixaba)
- Avenida Expedito Garcia (dois pontos)
- Mercado Municipal de Cariacica
- Jardim América
Guarapari
- Divisa da Areia Preta e Castanheiras
- Centro Muquiçaba
- Praia do Morro
Reconhecimento facial no transporte público
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, em parceria com a SESP, Ceturb-ES e GVBus, está modernizando o sistema de transporte público com 500 câmeras em ônibus e terminais do Transcol. Os terminais já contavam com videomonitoramento, mas agora terão tecnologia de biometria facial para identificar ocorrências e pessoas com mais eficiência.
Além das câmeras, o projeto inclui softwares específicos e ajustes na infraestrutura para integrar a segurança pública à mobilidade urbana, tornando o transporte mais seguro, moderno e eficaz.
