Na noite da última sexta-feira (26), um adolescente de 17 anos foi baleado durante a tradicional Batucada de Manguinhos, no município da Serra. O local estava lotado de participantes no momento do ataque, o que causou pânico e correria.
De acordo com equipes da Polícia Militar (PMES) que atuavam na região, durante o patrulhamento moradores abordaram os policiais pedindo ajuda para socorrer o adolescente ferido. Os militares acionaram imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e permaneceram no local aguardando a chegada da equipe médica.
Leia Mais ∎
Desespero e agressões após o ataque
Durante a espera pelo socorro, houve aglomeração de pessoas e o clima ficou tenso. Conforme o relato da PM, alguns indivíduos passaram a agredir os militares e exigiram que o adolescente fosse levado até o hospital em uma viatura.
Diante da situação, a irmã do jovem optou por não aguardar a chegada do SAMU e realizou o transporte do ferido em um carro particular. A Polícia Militar acompanhou o deslocamento até o Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, onde o adolescente recebeu atendimento médico.
Testemunha
Um leitor do Serra Noticiário, que estava no local, presenciou a ação criminosa e falou com exclusividade à reportagem. Segundo ele, o ataque ocorreu entre 10h30 e 11h, quando estava próximo a uma distribuidora de bebidas com familiares. Nesse momento, os suspeitos chegaram e efetuaram disparos contra o adolescente e, em seguida, para o alto, com o objetivo de dispersar a multidão e abrir caminho para a fuga pela praia.
Ainda conforme o relato, o pânico tomou conta do local no momento do ataque. Alguns participantes da festa, entre eles mulheres e crianças, teriam caído e se machucado e, em meio ao desespero, houve relatos de pessoas sendo pisoteadas.
O leitor avaliou ainda que o crime poderia ter sido evitado caso houvesse maior presença policial ao longo do evento, já que, segundo ele, as equipes estariam concentradas em apenas um ponto. Ele também relatou que, em desespero, a família do adolescente teria pedido para que a PM realizasse o socorro na viatura, em vez de aguardar a chegada do SAMU.
Além do depoimento do leitor, a reportagem teve acesso a filmagens do local que mostram a movimentação da Polícia Militar e de pessoas assustadas deixando a área. Em um dos vídeos, é possível ver o momento em que familiares e amigos do adolescente o carregavam para realizar o resgate.
Vídeo YouTube SN:
A Polícia Militar informou que o estado de saúde do adolescente é considerado grave. O nome da vítima não foi divulgado.
A Polícia Civil (PCES) informou que o caso será investigado pela Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.
Sabe de alguma coisa?
A Polícia Civil sempre destaca que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia (181) ou do perfil oficial da Delegacia de Homicídios Serra no Instagram: @DHPP.Serra
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas
