Na noite do último sábado (26), Vinicius Bernardo de Souza (foto), de 30 anos, conhecido como “Espirro”, foi morto durante um confronto com a Polícia Militar (PMES) em uma área de mata do Planalto Serrano, Bloco C, no município da Serra. Conforme a PM, o indivíduo figurava entre os criminosos mais procurados do município e era um dos líderes do tráfico de drogas no bairro, associado à facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Lista dos mais procurados
Vinicius era considerado altamente perigoso e estava na lista dos mais procurados da cidade de Serra. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto, além de mais de 70 denúncias registradas contra ele nos últimos anos. Ainda conforme informações da PM, o suspeito atuava no tráfico de drogas não apenas em Planalto Serrano, mas também em áreas do bairro Jardim Bela Vista, incluindo a região conhecida como Beco do Corinthians.
Leia Mais ∎
Em agosto de 2023, uma reportagem de A Gazeta publicou a lista dos 14 criminosos mais procurados da cidade de Serra, onde Vinicius figurava como o 7º da lista.
Troca de tiros em Planalto Serrano
Vinicius Bernardo de Souza morreu durante um confronto entre militares do 6º Batalhão da Polícia Militar e traficantes escondidos em uma área de mata na região do Bloco C.
As equipes da Força Tática foram ao local após receberem denúncias sobre a presença de indivíduos armados na região. Ao se aproximarem da área de mata indicada pela denúncia, os policiais militares foram recebidos a tiros pelos traficantes que estavam escondidos no local. Durante o tiroteio, Vinicius foi atingido. Com o suspeito, foram apreendidos uma pistola Glock G17 com seletor de rajada, carregadores municiados, um rádio comunicador e entorpecentes, incluindo maconha, crack e haxixe.
Resgate dificultado
A Polícia Militar enfrentou dificuldades para deixar o local devido à aglomeração de populares e reações hostis, como o apedrejamento das viaturas. Foi necessário o uso de balas de borracha para dispersar a multidão e garantir o transporte de Vinicius para a unidade de saúde. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Durante a ocorrência, foi registrado o atendimento de um homem de 37 anos, baleado na região da perna, na UPA de Serra Sede. Contudo, a PM não conseguiu determinar se esse indivíduo estava envolvido com os traficantes no momento do confronto.
Toque de recolher
Após a ação, foram relatados toques de recolher impostos por traficantes do bairro como represália. Além disso, denúncias de pessoas feridas e tentativas de desestabilizar a região foram registradas no CIODES.
