Na manhã do último domingo (03), traficantes do bairro Operário, em Cariacica, trocaram tiros com a Polícia Militar após uma tentativa de ataque a rivais da cidade da Serra. Ônibus foram apedrejados e incendiados em diversas áreas da Grande Vitória.
A Polícia Militar (PMES) informou que a ação teve início após o Batalhão de Missões Especiais (BME) receber informações da Força Tática da 17ª Companhia Independente. Segundo essas informações, lideranças de uma facção criminosa se reuniam no bairro Operário, em Cariacica, para planejar ataques contra uma facção rival na cidade da Serra.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Troca de tiros
Com a denúncia em mãos, os militares se dirigiram ao local. No Morro da Mariazinha, uma área de mata, encontraram um grupo de aproximadamente 40 traficantes fortemente armados. Os criminosos abriram fogo contra as equipes da PM, que reagiram prontamente para conter o ataque, iniciando um intenso tiroteio.
Durante o confronto, um dos suspeitos abandonou um cinto com coldre, porta-carregadores de pistola e um carregador alongado com 30 munições de calibre 9mm. Esse material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia Regional da Serra.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Fuga por área de difícil acesso
Na fuga, os criminosos se dispersaram em uma área de mata densa e de difícil acesso. Devido ao grande número de suspeitos, os policiais militares se dividiram em duas equipes para cobrir a área. Uma segunda patrulha da PM também encontrou outro grupo armado, que novamente trocou tiros com os militares.
Após o troca de tiros, as equipes da PM isolaram a área e solicitaram apoio via rádio. Um helicóptero da PM sobrevoou a região na tentativa de localizar os suspeitos, mas a vegetação densa dificultou a operação. Foram realizadas buscas a pé, porém nenhum suspeito foi localizado.
Planejamento de ataque
De acordo com a Polícia Militar, os traficantes do bairro Operário, envolvidos na troca de tiros, planejavam atacar uma facção rival no município da Serra. O motivo, segundo as investigações, seria o impacto financeiro sofrido pela facção após uma grande apreensão de drogas.
A apreensão aconteceu na noite do último sábado (02), no bairro Jardim Tropical, na Serra, onde a Polícia Militar encontrou aproximadamente 3,5 toneladas de maconha escondidas em um fundo falso de caminhão. Esse prejuízo financeiro, segundo a PM, teria motivado o ataque planejado pelos traficantes de Cariacica.
Ônibus incendiados como distração
Para distrair os militares durante o confronto, os suspeitos incendiaram um ônibus do sistema Transcol em Viana, tentando desviar a atenção das forças de segurança. A reportagem do Serra Noticiário teve acesso a um vídeo que mostra o ônibus após o ataque dos traficantes, ainda em chamas.
Vídeo YouTube SN:
Além desse incidente, outros dois ônibus foram incendiados e dois foram apedrejados em Vitória. Em uma das ações, um adolescente foi apreendido e levado à delegacia regional de Vitória.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que trabalha para identificar e capturar os criminosos envolvidos no confronto e nos ataques aos coletivos.
Sabe de algo?
A Polícia ainda destaca que a população tem um papel importante investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181. Assim como também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas