A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) informou nesta segunda-feira (06) que três casos suspeitos de intoxicação por metanol estão sob investigação no Espírito Santo. Todos os pacientes são moradores da Serra e seguem em monitoramento pelas equipes de saúde.
Segundo a pasta, os três casos foram notificados na madrugada de segunda-feira, após os pacientes apresentarem sintomas relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas. Outros quatro registros, ocorridos em Vila Velha, Serra, Viana e Guaçuí, chegaram a ser investigados, mas foram descartados após a análise clínica. Vitória não possui notificações.
Leia Mais ∎
A SESA esclareceu que, mesmo com resultados negativos nos exames, os pacientes permanecem em observação por 24 horas, conforme determina o protocolo do Ministério da Saúde.
O metanol é um tipo de álcool altamente tóxico e impróprio para consumo humano. A SESA alerta que qualquer pessoa que apresente sintomas como tontura, náusea, vômitos, visão embaçada ou dificuldade para respirar após ingerir bebida alcoólica deve procurar imediatamente um serviço de urgência, como um Pronto-Atendimento (PA) ou uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).
Em casos suspeitos, também é possível buscar orientação com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATOX-ES), que funciona 24 horas por dia, com atendimento gratuito pelo número 0800 283 9904.
No último sábado (04), o Ministério da Saúde havia confirmado um caso suspeito no Espírito Santo, mas a SESA informou que o registro foi descartado após nova avaliação.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o domingo (05), o Brasil registrava 225 notificações de intoxicação por metanol, sendo 16 confirmadas e 209 em investigação. O estado de São Paulo concentra a maior parte dos casos, com 14 confirmações e 178 sob apuração. O país contabiliza ainda 15 mortes relacionadas à substância, das quais duas foram confirmadas em São Paulo e 13 seguem sob investigação em outros estados, incluindo Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Ceará.
